Dia 22 de março é o Dia Internacional da Água, portanto dia para refletir sobre um dos assuntos mais importantes para os seres humanos (pelo menos em termos de meio ambiente e sobrevivência da espécie, creio eu e dizem os cientistas!).
Tá certo, as indústrias consomem muito, os governos não se importam como deveriam, com a preservação dos rios, das áreas de mananciais e menos ainda com os lençóis e o poder econômico sempre vence a necessidade ecológica.
Porém, não é desculpa para eu ligar a mangueira e levar duas horas lavando o carro. Nem para eu me esbaldar por mais uma hora debaixo do chuveiro. Pelo menos penso assim e procuro agir assim.
Porém, não é desculpa para eu ligar a mangueira e levar duas horas lavando o carro. Nem para eu me esbaldar por mais uma hora debaixo do chuveiro. Pelo menos penso assim e procuro agir assim.
Por isso, estou (por sugestão da amiga blogueira Cintia Branco, do SobreViver em Sinop e para aproveitar o dia de luta pela preservação do 'precioso líquido') encampando e convidando todo mundo para a campanha "Banho de Balde por Um Dia", segunda edição.
A primeira foi no dia 5 de junho de 2010, no Dia do Meio Ambiente (vou confessar: tava um frio!!! mas vários heróis e heroinas da resistência aderiram e aprovaram, confira)
Mas o que é isso?
Uma atitude muito simples. No dia 22, você, sua família e quem mais você conseguir envolver esquecem o chuveiro e trocam o banho pelo famoso banho de canequinha, ou banho tcheco, como dizem por aí, ou banho de balde, como eu chamo.
Mas pra que isso?
1. Para economizar um pouco, na verdade, muito. Tomo banho por 10 minutos, gasto 96 litros diários, 35.040 litros anuais, conforme cálculo feito neste link. (Corre lá pra calcular seu gasto!!! e assuste-se). No dia da campanha, o gasto é de 20 litros, uma economia de 78 litros. Na sua casa tem quatro pessoas com consumo igual ao meu? Serão mais de 300 litros economizados em um único dia.
2. Para que você tenha a chance de rever seus conceitos. Um banho de balde dá, sim, para um banho delicioso, relaxante, higiênico. (pode até lavar a cabeça). Bem possivelmente, como aconteceu comigo, seus banhos ficarão mais curtos depois desta experiência.
3. Para dar um senhor exemplo para a criançada ou para você mesmo se sentir bem, por estar fazendo parte de um movimento do bem.
4. Em caso de ter filhote bebê, tem um monte de especialistas e mães dizendo que é uma prática cheia de benefícios.
Então topas? Um dia só pra sentir como a gente gasta com força? Tá lançado o desafio: dia 22 de março, esqueça o chuveiro, encha seu baldinho, pegue um canequinho e tome seu banhão (mesmo que não salve o planeta, não custa tentar, né?)
Caso tenha resolvido aderir, publique no seu blog, twitter, facebook etc etc, e repasse a ideia para todo mundo participar.
Beijos, beijos, beijos