terça-feira, 8 de junho de 2010

Banho de balde - quem aderiu


Este garoto diz que tem DNA alienígena e que está aqui na terra porque escolheu seus pais para viver junto. ET ou não, o fato é que gostou tanto do banho de balde que anda espalhando a ideia pelas ruas de Sinop (MT) e a mãe, Cintia, parece que terá que instituir a obrigatoriedade do banho de chuveiro, depois da farra.

Em suma, a ideia do banho de balde era essa. Brincar com coisa séria, no bom sentido. Gostar e ver que nem é tão ruim assim, que o menos pode ser tudo de bom. E, de resto, futuramente não sabemos se teremos o luxo de um banho com água caindo livremente sobre nossas cabeças, então fica o treinamento.

Caso queira participar, clique aqui.

Quem aderiu também foi a minha super colega virtual Talma , que já tem práticas bem interessantes de preservação do recurso hídrico na vida doméstica, vá lá conferir as dicas. Ela fez um balanço dos banhos super-ECO-nomicos da família e concluiu que deixam de usar 246 litros por dia, o que equivale a 89.790 litros anuais.

Gente, eu conto caracteres para escrever. Dias atrás, tive que fazer poesia em 400 caracteres. Tipo criatividade engessada, mas tive. Tem quem conte as calorias dos alimentos. Por que não contar os ml de água??? Um dia isso será realidade, nua, crua e seca.

Como a Talma diz e eu repercuto, não vamos salvar o planeta, mas tem um conceito bíblico que é a mordomia fiel, que fala disso. Na tradução para a situação, é saber usar com responsabilidade aquilo que é dado. Ou você acha que paga preço alto para ter água? Pode até ser. Porém, na escassez, pagaria bem mais, com certeza, sem reclamar e talvez até no mercado negro. No mais, água é bem gratuito que Deus nos deu para usarmos com abundância e não desperdício.

Nesta campanha, quem tem ganho são as crianças. A Mariana, filhota da Talma já é velha adepta do banho de bacia.

Na casa da Flávia Mergulhão não teve foto, mas teve a palavra dela.

Eliene Vila Nova, a mais ET das minhas amigas também se banhou com água no balde. Teve que abortar os planos de tomar banho de rio por causa da marvada gripe que assola o país e não tirou foto também, mas a gente confia cegamente nela.

Eu digo que sou meio índio porque, na infância, minha avó colocava uma enorme bacia de alumínio com água para 'quentá', como dizia esquentar, no sol. De tarde, eu mergulhava na minha piscina e amava meu banho morno de energia solar, no quintal da casa, acho que me sentia um feto aconchegado no útero do mundo. Um ser de outra galáxia, ouvindo os anus, rompendo o silêncio do mato, cantando seu canto lânguido, comprido.

Tenho lembranças maravilhosas, hoje, como terão o guri com DNA alienígena e a Mariana, filhota da Talma.
Quer coisa mais feliz do que esta?








Meninas e meninos do meu Brasil, acho que sou parente deste guri. ETezinha da Silva.

10 comentários:

Talma disse...

Aninha, só vi agora seu recadinho. Pode pegar a foto, sim!!
Beijocas!

Unknown disse...

Que farra a deste menino!
Merece tds os prêmios!!!
Que bom que criamos crianças com muita consciência ecológica! parabéns!
Bjos

Flávia
E obrigada por confiar na palavra, isto é tudo nos dias de hoje!

Eliene Vila Nova disse...

Que lindas as fotos, chore agora, pois lembrei da minha infância, de como eu ficava feliz com um banho de bacia, boas lembranças.
Amei.

none disse...

E muito bom ser criança..hoje o maximo que consigo e um banho de chuveiro...nem brinco mais...e tanta pressa que nem sei se pingou em mim ou eu molhei na chuva...rsrsrs...eeee mães orgulhosas....e porque ainda não viram minha filha...rsrsrsrsrs
Beijim
Deusa
vasinhos coloridos

Edlena Franklin disse...

Apóio totalmente a causa... viva o balde e as crianças conscientes!!!

Cissa Branco disse...

Ana,

Que lindo!
Eu como mãe ccoruja já postei um link para cá.
Pensa num guri que ficou feliz... Ria sozinho, pegou e telefone e fez um interurbano para o Padrinho para avisar que ele está ficando famoso e que é amigo da natureza. Maior farra! E é claro, banho para ele agora, só se for de balde, rsrs
Beijos

Sonya disse...

Aninha, vou aderir o banho de caneca eu acho muito gostoso. Principalmente nos dias mais frios. estou seguindo suas idéias passo por aqui todos os dias. Deus ti abençoe. Beijinho

Magazine da Dê disse...

Oi Ana nossa que saudade...perdi todo o meu Art em Casa da Dê...tudo desapareceu...montei outro e estou recomeçando...e devagarinhos buscando uma a uma das pessoas que aprendi a amar...você foi uma delas...Vem pro Magazine da Dê...sobre o banho de balde vou fazer a experiência e te conto depois...beijos te espero.

Dayse disse...

Amei.Quando eu era criança tomava banho de bacia imaginando está numa banheira de espuma kkkk
Xonei pelo seu blog bjos

Sonya disse...

Aninha, muito obrigada pela visita.Te desejo uma semana cheia de bençãos. Beijinho