Enquanto descansa, carrega pedra. E gosta disso. Tem louco pra tudo. Uns encaram drugs, outros ficam nos prosaicos artesanatos mesmo. Faço parte do segundo time. Porém, não nego que este negócio vicia.... Pior- ou melhor, sei lá-, é saber que vem de sangue. Vovó era inquieta, morreu aos 92, cuidando de tudo. Papai resolveu viver em um sítio e acorda para o trabalho antes de o sol nascer e se deita muito depois que ele se põe.
Logo abaixo, duas gerações. Ele, quando ainda não me tinha. Eu, quando ainda não tinha a filharada.
Porta-retratos de disqueteOs porta-retratos são feitos em disquetes - alguém lembra disso? Tenho uma caixa cheia e queria reaproveitar. Segue um PAP sem foto. Você precisa de um disquete, duas plaquinhas metálicas que vêm com eles, retalhos, fitas, botões e cola quente.
1. Retire a plaquinha metálica com cuidado para não abrir muito
2. Cole os materiais, deixando um ar de scrapbook
3. Recoloque a plaquinha na mesma posição em que ocupava, porém inverta-a para que a parte escrita fique pra trás.

4. Na parte de trás, como na foto menor abaixo, à direita, encaixe a outra plaquinha para formar o suporte para o disquete parar em pé. Na montagem, escrevi (no fotoshop), só para simular. Mas fica legal colocar um título pra identificar a cena, colocar a letra do nome etc...

Sou suspeita, mas gostei muito do resultado. Só com os tecidos e sem as plaquinhas, acho que vira um bom suporte porta-copos. E a brincadeira ainda serviu para nos repensar: duas almas inquietas que jogam para o trabalho todas as neuras... parece até vício, fazer o quê?
Porta-trecos, lapiseira de caixa de suco e EVA
Esta fofura acima foi a lembrancinha do Dia das Crianças da minha igreja, a igreja Peniel. Foram uns 3 dias para confeccionar 250 unidades, com caixa tetrapak de suco cortada ao meio e recoberta de EVA. Dentro, guloseimas para os pequenos. Foi uma delícia auxiliar neste projeto porque trabalhamos com as internas da casa de recuperação feminina da minha igreja, o Desafio Jovem Peniel. Foi uma das atividades de laborterapia, entre as muitas que fazem, quase todas com artesanato e reutilização, enquanto se livram dos vícios: bebidas e drogas.

Já este projeto é um quadro que vai para a sala. Usei uma tela destas de pintura, recoberta com um tecido viscolycra transparente em preto e estampado. Quando tem fundo branco, como no caso, fica mais claro, mas aqui em casa todos amaram o retalho que garimpei. O mesmo tecido vai recobrir uma luminária, que já está quase pronta também. Mostro depois.
Porta-chaves
E aqui porta-chaves. Comprei a madeirinha de MDF numa loja 1,99, assim como os vasinhos. No caso acima, R$ 3,19. Recobri com os tecidinhos fofos, fiz corações de feltro e a minha velha-amada-arroz de festa rosa de feltro, pintei os vasinhos com tinta acrílica, enfeitei com viés xadrez e estreei com minha chave combinandinha, com seu chaveiro de coração de quê? De feltro.

Este outro foi pra parede só pra foto porque já está embaladinho para seguir para os Correios, como lembrancinha para uma blogueira fofa. Aliás, estes são os que restaram porque alguns outros seguiram para a escola, sexta-feira, como lembranças para as professoras das crias. Estou trabalhando em novas versões, com resto de tábuas.
Artesanato gospelSacola de feira customizada
Há alguns anos, sonho em fazer trabalhos que sejam úteis e, ao mesmo tempo, preguem a palavra de Deus e evangelizem com mensagens de fé, salvação. O primeiro problema é que eu não fazia artesanato nenhum há um ano, drama resolvido depois que vocês e a internet mudaram minha vida !!!! (ouçam violinos tocando rsrsrs!!)
Quando vi a sacola de nylon, daquelas antigas sacolas de feira que aprendi com a Alcione (veja post abaixo) que podem ser customizadas, virando ecobags modernosas, paixonei pelas listras preto e branco. Só sabia que não ia fazer igual as delas, porque copiar demais em tenho até vergonha rsrs (afinal ela vende!!!)
Juntei o sonho antigo, a inspiração atual. Veja no que deu.

Uma sacola 'outdoor móvel', como as camisetas são. Mensagem? O perdão. Uma pessoa prostrada aos pés de Jesus é por Ele levantada. Isso é o perdão em Jesus. Arrependimento e prostração, reconhecimento das culpas de nossa parte. E Ele, logo nos traz de volta, nos põe em pé, imediatamente. "Porém se eles não te condenaram, tampouco eu te condeno. Vá e não peques mais", diz Ele para Maria Madalena, após salvá-la do apedrejamento. Ele é mesmo maravilhoso.
Quadrinhos com tabuinhas rejeitadas, decoupage, pinturinhas
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor (caridade em algumas traduções), estes três; mas a maior destas é o amor", diz o texto em Coríntios 13.13, concluindo um dos capítulos mais lindos do Novo Testamento, o que fala da suprema excelência do amor - não o amor sexual ou carnal, mas um amor derramado pelo Espírito Santo no coração dos que querem ter caráter semelhante ao de Cristo.
Então, com uma caneta permanente escrevi, fiz arabescos e pontilhados. Pintei (isso é força de expressão porque reboquei, sujei a tabuinha com tinta branca rsrsrs ) e fiz a decoupage com guardanapo. Atrás, para pendurar, colei ganchinhos de quadro. No quadrinho de baixo, a mesma técnica para o suporte e rosa e coração de feltro, com um galhinho seco do quintal. Para finalizar, mais amor, o amor de Jesus por você, por mim, por nós, pecadores, que nos lançamos em drugs ou em horas e horas de artesanato, sem pensar Nele, no sacrifício que fez por nós, na criatividade que nos dá, nos materiais que proporciona, nas mensagens que podemos oferecer.... enfim, eta raça difícil e ainda assim somos amados.

De tudo, só posso garantir, seja você viciado ou não; seja gente boa, gente melhorando ou gente ruim; seja artista, arteiro ou artesão, Jesus loves you!!! Tá dito! Bençãos sem medidas na vida de todos. Amém.