quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Decoupage em tábua e em pedra

Decoupage em tábua velha
Hoje, o post é rapidinho porque, já sabem, correria.
Fiz mais uma tábua decoupada, destas tábuas que sobram de construção. Esta, 'prospectei' nos restos da reforma do colégio das crianças. Esta e outras que virão. Quis fazer algo diferente e usei flores brancas em fundo branco. Até que o efeito ficou bom.


O lugar dela não será aqui. Só estava secando e 'posando' para a foto. Acho que ficou muito comprido e deveria dividir a tábua em duas, mas não sei serrar nada, a não se café na vizinha. Bem, diferente de alguns por aí: este meu trabalho com tábuas está sendo clonado por aquele blog que todas nós conhecemos, justamente porque clona todo mundo. Não vou citar qual é, nem dar link porque me pareceu uma ótima estratégia para que eu e todos vocês visitemos o espaço e aumentemos o ibope dele. Deixa ele lá, serrando o que é alheio mentindo pra si mesmo que fez.... Tô tão acostumada a ter ideias e os outros se acharem donos, normal! Só acho esquisito que o blogspot (Google, né?) permita um blog sem profile, sem jeito de deixar comentários nem nenhuma pista. O autor (a) usa, fala o que quer e ninguém tem como responder. Esquisito!!! Se alguém souber quem é o autor, me conta.

Decoupage em pedra da rua

Porque se eu souber, pedras irão rolar kakkakakaka.
Eu dizia que, enquanto descanso, carrego pedra. Posso afirmar agora que, quando carrego pedra, descanso. Ou que, enquanto descanso, decoupo pedras... Foi só um teste, para horror das crianças. "Ai, mãe, que mico, agora tá catando até pedra na rua". Meninos, melhor catar do que jogar pedras ou ser apedrejado, oras!
Só que achei o resultado meio esquisito. Né não?

Panô com aplicação de feltro

Esta foi outra experiência, agora com bordado. Vi o ponto caseado de umas aplicações das bordadeiras daqui da cidade que me deixaram morrendo de raiva. Como podem ter tanta habilidade? É até um desaforo ver aqueles pontinhos uniformes, pequenos e lindos.... Pensei, vou tentar. A Jojô jura que os meus estão parecidos.


Na onda gospel, uma mensagem pra complementar, no ponto atrás mais sem nexo que já vi. É atrás, é reto, é pra frente, pra todo lado, de toda forma - nem queiram ver o avesso rsrsrs - mas saiu. Comecei a fazer pensando na Ruby Fernandes, que gosta de bordado, terminei inspirada na Laély, que vai na igreja e, pelo jeito, participa e conhece Bíblia.... beijos para elas e bençãos para todas.

Maquete de papelão - quem toca o quê? Onde?

As professoras dos meus filhos os estão treinando para ser maqueteiros, aliás, me treinando. Vez em quando é reproduzir a sala de aula, a rua de casa, o lugar ideal pra morar e, claro, eles não conseguem fazer sozinhos, tenho que virar arquiteta.
Para hoje, o trabalho era mostrar o posicionamento dos instrumentos numa orquestra. Peralá! Ela nunca colocou uma música erudita pras crianças ouvirem, nem sei se conhece um oboé! E dá um trabalho destes!? Reclamei demais, fiquei brava de querer ir na escola jogar na cara dela que isso já passou da conta. E, como boa peixe, morri pela boca.
Primeiro, o Vinícius se virou sozinho na pesquisa no Google. Descobriu como é o tal posicionamento, pesquisou imagens, salvou e nomeou tudo direitinho. Foi uma vitória!
Segundo, eu mesma aprendi a ordem: cordas (violino, viola, violoncelo), teclas, sopro - madeira simples (flautas), madeira de uma paleta (0b0é), madeira duas paletas (clarinetas, pistão), metais (sax, tuba). Hum.... e cada um chama naipe e ficam juntos, com suas difentes vozes, caraca!!!! Acho que é isso, não me aprofundei, mas fiquei 'erudita' de uma pesquisa do Google para outra.
Terceiro, foi uma delícia inventar uma silhueta preta como músico, colar numa caixa de sapato preta brilhante, recortar, imprimir os instrumentos, recortar, colar, montar um palco em escada para nenhum músico ficar fora da visão da platéia, inventar partitura e até um palquinho pro maestro. Achei que ficou bem chique os corpos pretos, iguaizinhos, com os diferentes instrumentos coloridos, até a tuba enrolada no corpo do músico e os violoncelistas sentados!
Quarto, foi gratificante - ou devo dizer 'gritificante' descobrir que a professora só pediu para colar os instrumentos e nós extrapolamos colocando os músicos. Trabalhamos duro e posso dizer que, além de marqueteira, sou maqueteira tb. Jesus, me auxilia. São 3h11 da madruga, a garrafa de café já quase vazia, e tenho um texto para terminar, mala para arrumar e ainda venho aqui mentir que o post vai ser rapidinho. Só falta jogar pedra mesmo!!!!! Sorte que agora serão pedrinhas decoradas!!! Não tenho juízo, não. Os caras fazendo bomba atômica e eu pintando pedra e tábua velha!

28 comentários:

Talma disse...

Aninha, tem mesmo algumas professoras que mataram muita aula de didática, viu?
Ou vieram de outro planeta.
Nunca vi...algumas pedem coisas tão absurdas e fora de propósito que, em vez da criança aprender, acaba pegando nojo da disciplina em questão - isso SE fizerem mesmo, a tarefa.
Meu Bruninho, certa vez, teve que fazer um trabalho de matemática. Tinha que começar desenhando um inteiro e ir fracionando até um centésimo.
Pense!
Cem páginas de um maldito trabalho ( que ele não fez, porque era muita coisa e ele muito pequeno) para no final a "maledeta" botar uma observação: "era para ser uma colagem".
Put% que p%riu!
Novo trabalho, desta vez de pesquisa. Mamãe quem fez, claro. Até bibliografia teve!
Pensei " agora não tem erro".
Rá, ledo engano!
Outra observação: " faltou dizer qual a edição da Barsa."
Ali eu saquei qual era o objetivo dela e da escola. No ano seguinte ele foi para outra escola que, de fato, estimulava a criança a aprender e elogiavam bastante. Além claro, de darem tarefas compatíveis com a idade e a capacidade da criança.
Parabéns ao filhote e a você, pelo esforço, pela pesquisa e pela linda maquete. Mas não deixe de reclamar, não. Porque trabalhos pesados demais para uma determinada idade, acaba por desestimular o aluno.
E não fale com ela. Vá direto na coordenadora.
Bjs querida!

Isabel Cristina disse...

Oi Ana, achei este post ótimo e bem engraçado! he he. Filha, que bom seria se os homens deixassem de fabricar armas e bombas e fizessem arte, com certeza o mundo seria muito melhor!! Adorei a tábua! Ficou lindo o fundo branco com a flor branca, ficou discreto e elegante. Agora acho que vc tem razão, ficou meio compridinha. Será que dá para colocar ela em pé? Na vertical? É outra possibilidade. Quanto às pedras foi uma idéia criativa, pelo menos se for jogar pedra em alguém será pedra decorada, he he. Podem ser usadas como peso para papéis, portas. Eu já vi pedras forradas com crochê e ficaram lindas! Quanto à maquete ficou ótima. Ai meu Deus, fico pensando quando minha filha chegar em casa com estas tarefas complexas. Mas foi divertido e vocês aprenderam como posicionar uma orquestra!! Beijocas

Laura disse...

Ana, amei o seu trabalhao em decoupage. As pedras que vc carrega são lindas, continue carregando-as.Quanto aos pontinhos uniformes, somente treinando vc conseguirá. Ah, a orquestra, ficou maravilhooooooosa! Parabéns. Bjs.

Wlady disse...

Oi Ana! Quando eu li que o texto seria peqeno, estranhei - hehehe
A tábua ficou linda, linda e achei bem legal o trabalho com as pedras, podem servir como peso para papel na mesa de trabalho.
A orquestra um show! Minha filha mais velha ama Artes, mas a parte teórica, portanto os trabalhos manuais sobravam para mim.
bjk

Eliene Vila Nova disse...

Amiga vocÊ tem talentos e alma de artista, sabe gostei da pedra me lembrou as pedras do meu caminho, a vida é assim bela e cehia de pedras, se quiser ma mandar uma dessas vou adoras, se bem que eu queri amesmo uma tábua dessas que só você faz, mas sei que vai ficar bem pesado pr amandar pelo correio,kkkkkkkkkkk.
parabéns pelo trabalho do filhote, mãe tem que participar,n´?
eu hoje estou assim um pouquinho atarefada, mas não poderia de deixar um amensagem aqui, com tanta coisa linda e também to fazendo um bordadinho em ponto reto pra ensinar no meu blog.
te adoro
saudades
beijos
beijos

Saron disse...

Oi Ana, todo trabalho mostrado no post ficou demais.Nossa esse blog copiador ta dando muito problemas.Mas como vc disse deixa pra lá.Se ele esta copiando é pq seu trabalhinho é muito bom.
Bjos

BlogPortobellol disse...

Nossa! Ficou lindo mesmo!!!!
Um belo trabalho;

O blog está bem bonito!
Aparece nos conhcer e ver qtas coisas lindas temos em nosso blog também!!

Beijos

bia fá disse...

gente qt coisa linda!!!
mas meu olho foi direto p rolo de papel de oncinha AMEI A IDEIA!!
muito legal mesmo.....
bjossssssssbom fds!!

Lena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lena disse...

Lena disse...
Aninha querida, só vc p/ transformar pedaços de madeira em lindos quadros, ainda vou fazer um igualzim p/ mim, mas não vou esquecer de dizer quem foi a grande artista que me inspirou viu?? Simplesmente adoro suas tábuas!!
Um lindo final de semana p/ vc!!
bjs,
lena

Ana Karina Maganha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
milu disse...

Adorei!!adorei!!adorei, o teu blog, e agora como faco pra te seguir mulher?

Ana B disse...

OI, AMORES, RESPONDENDO:

Talma,
lecionei num curso universitário e tinha um professor que ficava provando o tempo todo que ele era melhor e mais 'sábio' que os alunos e gostava mesmo era de 'ferrar' o pessoal e não ensinar. Tem lógica pra tudo neste mundo...


Isabel,
o pior é quando a gente não sabe ensinar os filhos rsrss, acontece muito. Aí, o negócio é estudar equação de novo ou contratar alguém pra ajudar. Com meu guri do meio é assim: tem uma professora particular porque ele me estressa, eu o estresso e o aprendizado não sai. Meus pais são semi-analfabetos e nunca precisaram me ajudar. Hoje, está tudo confuso. Os pais esperam que a escola eduque seus filhos em termos de ética e comportamento e a escola espera que os pais deem aula de geografia, matemática etc. Quanto à tábua, acho que dá para usar na horizontal mesmo, desde que haja outros elementos para compor com ela. BJ

Laura,
já catei mais pedras ontem, na saída do campo de futebol. Tem pedras lindas lá... e a pré-adolescente ficou morrendo de vergonha. Mandei ir pro carro rsrs. Já o menor, ajudou na catação. Em relação ao ponto, acho que é treino mesmo. Pena que nesta semana não consegui treinar nada. BJ e ótimo feriadão.

Wlady,
é não é que a gente até gosta de ter motivo para fazer artes? Reclama, mas gosta, né não querida? Fica com Deus.

Eliene, minha irmã gêmea,
os Correios deviam abrir uma frente de postagem só para blogueiras, com descontos e isenções nas tarifas, de forma a impulsionar nossas troquinhas, né? Quem sabe eu ache uma tabuinha mais leve.... tô procurando, querida. E como vão os preparativos do casório? Aproveita o feriado pra sonhar e rascunhar as medidas necessárias. Bjin, Bj e Bjão


Saron,
o blog copiador até que é bom, vc já viu? Acho que ele copia o melhor da net e cola lá... rsrs ironia, né? Mas eu queria saber quem de nós é a pirata, porque eu acho que é alguém conhecido... será? Bejão, querida.

Blog Portobellol,
vou passar lá sim. bj e obrigada pela visita.

BiaFá, minha 'favelinha' tem um monte de rolos para encapar rsrs. Mas a quarta pistola de cola quente pifou. Gente, eu destruo pistola de cola ou elas são mesmo uma m. Escorre pra dentro, trava tudo, arrebenta fio, um prejuízo. Talvez eu não saiba usar, né? Bj e ótimo final de semana.

Ana B disse...

AINDA RESPONDENDO:

Lena, coleguíssima,
o melhor que é tão facinho fazer as tábuas. Como não sei pintar, foi um achado criativo que Deus me deu, sem contar que gasta quase nada e ainda dá uma força pra diminuir o lixo.
Lavo a peça - porque sempre estão sujas - mais para tirar terra do que restos de cimento. Pego uma faca de serra e dou mais uma ralada nela, depois umas lixadas, pinto grosseiramente e faço a colagem dos guardanapos (esta é a pior parte, porque tem que ficar mais ou menos harmonioso. O ideal é começar da esquerda pra direita, pra tábua horizontal, e de baixo para cima, pra tábua vertical). Para concluir, passo verniz acrílico fosco ou cola branca mesmo, para impermeabilizar. Bjo e ótimo feriadão, minha querida.


Ana Karina,
bem vinda e muito obrigada pelas considerações carinhosas. Vou lá te conhecer. bjão

Milu,
pra seguir tem que entrar no perfil e clicar num campo para isso que tem lá. Obrigada pelo interesse. Bj super grande.

Rose disse...

oi Ana!
Amei a cara nova do blog, lindo!
Suas artes também estão mara, adorei tudinho, tudinho...já não tento mais entender as tarefas escolares dos meus filhos, hehehe...beijnhos e ótimo feriado:)

Tô aprendendo... disse...

Olá!!
menina, adorei aquela tabua decoupada.... parece pintura mesmo!! ;)

boa semana!

Ana B disse...

RESPONDENDO PARTE III

Lena,
inverti as bolas.... monto os guardanapos de cima pra baixo, no caso da tábua vertical....

Rose,
não dá pra entender mesmo, entretanto, temos que ajudar, mesmo sem entender. Que sina! Super abraço

Má,
obrigada e um ótima semana, mais curta, pra vc tb. bejão

dofialho disse...

Como esse blog ta lindo e vivo, que orgulho! Foi invadida pela coragem...

Isabela Kastrup disse...

Ana, que máximo essa história de decoupage em pedra, adorei a ideia!
E essa tábua ficou incrível, vou até mostrar para a minha mãe que adora fazer umas artes nesse estilo.
Adorei!!
Um super beijo,
Isa

Donna Fernanda disse...

A tábua ficou um arraso!
Parabéns!

Janice disse...

Adorei a tábua pintada, ficou muito linda!!!
Qto a maquete, vá na direção da escola e reclame, diga que não sabe qual a finalidade do trabalho e que gostaria , muito, que te explicassem....
Ana, estou sem tempo para as minhas artes e sem ânimo também...rsrsrs
Beijo:)

c r i s disse...

Oi Ana, passei por aqui pelo studio da Lú, adorei sua tábua decoupada! Não sei não, acho que você aflorou bem o seu lado esquerdo do cérebro, continue assim... bjo...

Talma disse...

Aninha, não é que andamos mesmo sintonizadas? Ando tentando espantar o "Dorval Caymi" que vive dentro de mim e me tocar a fazer um móbile de tsurus vermelhos!
Meu problema: o pé-dierito desta casa é monstruoso - se bem que daquele lado, é o lado mais baixo. Sim, o forro e telhado descem juntos, então de um lado tem 4 ou 5 metros e do outro tem 3.
Também tenho um quadro de marina que pensei em colocar naquele cantinho...ai, Dori Caymi diz que prefere o quadro....rssss.
Beijos amiga!!!

Vanda Dellamagna Viana disse...

Aninha,
Estou sempre visitando o seu blog!!! Gosto muito de ler o que vc escreve...
As dicas (reaproveitáveis) adorooooo!!
Bjs

Coisas simples da vida disse...

ana, sempre venho aqui... te admiro d++++.
parabéns pelos trabalhos tão lindos....
voc~e já está lá nos blogs que acompanho...
beijos
telma

Edna Fadinha disse...

Ana adorei essa sua decoupagem na madeira,linda.
Bjs

Lenynha disse...

Olá Aninha, estou encantada com seu Blogger, acabei de ligar para o meu marido e falar: vc não imagina o que da para fazer com a tábua de madeira de obra... e já estou viajando na maionese, visto que, estamos construído nossa casa e tive uma idéia maravilhosa, diante do q vi no seu site, pk uma parte da parede da minha cozinha será tijolinho então vou por uma faixa dessa de tábua ...uauuu.. perfeitoo! Lindíssimooo querida!!! Super idéia!! Amei!!! Vou copiar viuu!??? só tem um detalhe, não sei fazer decopage (não sei se é assim q escreve) aqui na minha região nao tem, saberia me dizer onde consigo curso online? bjs me add no msn helenasantanna@hotmail.com

lilly disse...

ana eu peguei a foto da decoupagem em madeira de demolição e joguei no meu blog.
uma leitora minha acessou seu blog através do meu e gostou demais.
como eua chei uma outra arte esta semana, joguei as duas lá.
vá ver.
blogdareforma.wordpress.com
bjs
lilly