domingo, 15 de novembro de 2009

Natal reciclado

Natal chegando. Natal chegando? Falta mais de um mês.... Tá. Espera que o tempo dê trégua pra ver!!! Aliás, lembra que parece fazer apenas uns três meses que estávamos aqui, falando de decoração de Natal? Pois é, o tempo está implacavelmente ligeiro. Então, é hora de começar a falar do assunto, sim.
E, como é tempo de novos planejamentos e reciclagens de ideias, seguem sugestões para fazer uma decor também baseada em reutilização, principalmente de garrafa pet, esta praga urbana. Se eu fosse uma promotora pública, do meio ambiente, eu ia causar. Processaria as indústrias de refrigerantes, obriganda-os a pagar compensações ambientais pelos danos que estas garrafas descartáveis causam. Elas produzem, vendem, faturam, ficam milionárias e a responsabilidade sobre o acúmulo do lixo é sua e minha - que nem bebo refrigerante, há 22 anos, tempo em que as garrafas eram retornáveis e nem se falava em ecologia.
Fim do manifesto eco-chato.
Vamos ao que alguns estão fazendo por aí.

Lindas 'bolas de luz' com fundos das garrafas

Castiçais com o gargalo, nichos organizadores com os fundos

Pingentes para árvores de Natal

Guirlandas com tiras de pet

Enfeites de jardim com os fundos

Anjos para o jardim, para a entrada de casa, para a calçada
Árvores de Natal com seus milhares de enfeites, tudo em pet. Em tamanho reduzido, podem ficar em casa, na escola, na igreja, na associação de moradores do bairro, no clube

E muitos enfeites para a rua: árvores, guirlandas

Multicolor
Alegra o espaço urbano
As praças ganham presépios

Flores pintadas no tradicional vermelho para enfeitar árvores, guirlandas

Ou super-coloridas, formam até uma moita 'plantada' no jardim

Aqui, garrafas de vidro fazem uma árvore transparente


No mesmo clima reutilizador, pacotes de presente, com reaproveitamento de jornal. Podem fazer as caixas, revesti-las ou decoupá-las.
Aqui, uma ideia do bananacraft. Chama-sa furoshiki, uma arte de fazer embrulhos com tecidos que, logicamente, também viram um presentinho que será reaproveitado. Com dobraduras e nós, forma-se a bela embalagem. Lembra a época em que a lavadeira da minha mãe vinha buscar a roupa suja e levava enrolada em um trouxa, normalmente num lençol.

Ou em que eu via os trabalhadores rurais levando suas marmitas para o trabalho, enroladas em pano de pratos com um nó, garfo, colher e copo fazendo parte do pacote. Não encontrei imagens para ilustrar o cuidado dos bóias-frias. Mas parece que foi ontem.....

Porque hoje, até as marmitas enroladas estão up to date...



Vestidas para festa com este tal de furoshiki

Viram presentinhos fofos

E deliciosos, como esta embalagem da Maria Brigadeiro recheada... Acho que dá para usar trufas, biscoitinhos, bombom, cupcake...hum.... pode me dar que quero!

Nesta versão do Zuperziper, a trouxa é costurada para carregar o lanche ou almoço que vai para o trabalho. A capa também pode ser um presente legal para a colega que leva o rango... Eu mesma levo frutas. Trabalho das 7h às 13h e quase nunca saio no horário. Para evitar os roncos do estômago na hora do almoço e a corrida na pastelaria, levo meu lanchinho menos engordativo. Tem o PAP aqui

É!!! Bom este mundo em que o tempo renova tudo. Em que existem pessoas que aproveitam as tradições e experiências do passado e repaginam para o presente. Só a indústria de refri continua quietinha, na sua zona de conforto, poluindo e ficando rica com isso. Mas dê tempo ao tempo pra ver se não vai aparecer alguma autoridade competente, ética e justa para lembrar que a responsabilidade é dela. Porque todo mundo fala: "povo, não joga no lixo e na rua". Ninguém fala: "povo, não compra esta porcaria" ou "fábricas, paguem o passivo ambiental dos danos causados".

Portanto, se dependesse de mim, neste Natal ninguém compraria uma garrafa de coca-cola sequer....
Tá. Exagerei e você já tá me xingando. Mas é clima de Natal, calma, gente, briga comigo não. Concordo: Natal sem coca não é Natal, imagina ficar sem aquelas propagandas lindas que a empresa faz na TV, mostrando o clima mais lindo do mundo, cheio de romantismo, solidariedade, bondade... muito emocionante, como este mundo real.... um admirável mundo novo....

.... que todas as fábricas de refrigerantes e refrigerecos ajudam a construir. Um belo cartão de Natal para nós e para nossos dependentes.

22 comentários:

Saron... disse...

Oi Ana, nossa adorei esse post , parabéns.A imagem ,as informações...Eu tb amo muito reutilização, customização e as ideias que vc postou é tudo de bom.Adorei a embalagem de presente feita com tecido, bem diferente e me lembrou tb das trouxas de roupas(rsrsr).E a da marmita com brigadeiro, nossa muito bom...
Bjos E Boa semana pra ti

Lena disse...

Nossa Ana,vc caprichou na última imagem, "chocante",pena que o lixo reciclado não é nada perto do que está jogado na natureza, será que um dia isso muda?? Adorei as embagens de tecido, super fofas!!
bjs!!
lena

Bricolar e Poupar disse...

Olá!
Só hoje é que vim conheçer o seu blog. Gostei muito, especialmente da encadernação da bíblia. Já ofereci biblias que mandei encardernar com tecidos, para ficar mais giro, mas nunca me atrevi a experimentar, qualquer dia experimento.
Vou passar a visitá-la mais vezes.

Bricolar

Elen disse...

Gostei de todas as imagens

lindas

abraços cheirosos

Ruby Fernandes disse...

Caramba! Quantas ideias maravilhosas! Eu adorei a moita plantada, super colorida e alegre!
Bjo flor :D

Isabela Kastrup disse...

Nossa Ana, quanta ideia bacana e ecológica. Muito completo e útil esse post como sempre, né?
Beijossssssssssss mil
Isa

Paula disse...

Lindo! Lindo! Lá na escola estão fazendo uma árvore de natal assim (: Um dia, tomo coragem e vou bater um papo com o artista plástico responsável *-*

Susi disse...

Ana, aos poucos to voltando ao normal no mundo blogal, nossa que periodo chatinho esse que to passando sem internet, fico aqui roendo as unhas,mas hj prometeram vir instalar e eu acredito né?
Adorei o post de hj, qta coisa linda se pode fazer com tao pouco nao acha? Algumas imagens ja conhecia.
Gostei, post completo.
bjks
Susi

Andreascroche disse...

Ola Ana,amei as dicas,td reciclado,parabens..
bjos

Laély disse...

Ana, amei a dica dos embrulhinhos japoneses! Estava querendo mesmo aprender.
Agora, um manifesto "decora-chato": eu acho um hor-ror, essa mania de inundar a cidade no natal, com uns enfeites de pet, de gosto duvidoso! Na minah Santa Teresa, foi assim, ano passado. Dá vontade de fazer um ataque terrorista noturno e sair, sumindo com tudo!
O que acho legal, é quando se consegue fazer algo que as pessoas olhem, e perguntem: "de que, isso é feito?" Do contrário, como diz a guru-Vivianne, "fica parecendo trabalhinho da escola, de criança"!
Abraço!

Paola Graziella disse...

Obrigada pela visita Ana. Também amei o que vi por aqui! Um abraço!

Lia e Vi disse...

olá Ana, estou me aventurando tb nesse negócio de blog, e ó, amei o seu, muito pelas idéias, mas principalmente pois vamos ser vizinhas em terras celestiais.
se puder me faz uma visitinha.
bjinhos
Lia
otachodapepa.blogspot.com

Viviany disse...

Ana vc heim , sempre tão queriida ... obrigada viu ,pelo carinho de sempre !!!
Adorei as idéias de reciclagem , todas lindas !!!
Bjo*

Unknown disse...

OI Ana, adorei sua postagem!! Devido ao meio ambiente, as boas idéias de antigamente estão voltando. Lembra das sacolas de feira listradas? Agora são eco-bags. Vamos torcer para o mundo deixar de ser descartável!

Eu trago minha marmitinha para o trabalho, fico fora o dia todo e comer todos os dias fora de casa não é saudável nem para o corpo e muito menos para o bolso! Adorei a idéia da sacolinha para carregar marmita.

Beijos querida, desculpe o sumiço, mas tenho dificuldade de visitar todos os blogs como gostaria. Mas um dia vou ter internet em casa e vai ficar mais fácil. Beijocas e não se esqueça de mim, eu não me esqueço de você viu?

Sueli Figueiredo disse...

Ana, adorei seu blog e adorei ainda mais vc! E descobri muitas coisas em comum...Sou evangélica, pastora da área social de minha igreja e assistente social da ong da igreja, (Igreja do Evangelho Quadrangular) e amo decoração! Seu blog é fantástico, com certeza, vou "virar cliente"! Parabéns e que Deus te abençõe!
Abraços e fique na paz!

Unknown disse...

oi Ana

Muito,muito legal a sua postagem, amei os presentinhos com tecidos.
Agora vou voltar lá e ler tudinho novamente,pq pelos comentários andei perdendo algumas informações..rsrs
um beijão

Paula disse...

rsrs Poxa Ana, obg pelo comentário (: Muuito lindo! Estou seguindo e passando mais vzs *:

luciaretalho'sblogspot.com disse...

Apaz do SENHOR esteja contigo gostei muito das artes reciclaveis bjos um final de semana abençoadom

Talma disse...

Meu Deus, gamei, xonei naquela Sagrada Família com estrutura de arame!! A luzinhas deram vida, mas a arte é fantástica!
E a árvore de garrafas? Show!
Em Gramado, as ruas se transformam,com ornamentos feitos apenas com garrafas PET's, que a prefeitura e as escolas passam o ano todo juntando, para esse evento.
Adorei o post!!

rosângela disse...

Ana,
Boa Noite, meu nome é Rosangela, estou fazendo uma pequisa sobre decoração de Natal com pets e gostei muito do que vi no seu blog.
Estou querendo fazer uma decoração asim no condominio onde moro, juntamente com as crianças, será que você pode me dar umas dicas de como montar, fazer as bases, etc.
Aguardo retorno e obrigada pela atenção.
Um grande beijo
Rosangela
rosangelamallegni@ig.com.br

sandra maria maia garrido de matos disse...

Boa tarde. Sou orientadora social e trabalho com jovens adolescentes.Eu me apoaixonei com tudo o que vi.Nunca vi nada igual na minha vida, é simplismente maravilhoso.Tem como me enviar o passo a passo de alguns desses enfeites? Ficaria muito grata e vai fazer muitas famílias felizas.Obrigada.

Brinc'art Eventos Infantis disse...

Oi Ana,
Meu nome é Luciana e trabalho com eventos empresarias na minha cidade. Este ano um cliente me pediu uma decoração com material reciclado, então encontrei seu blog e achei um show! Gostaria de saber se você comercializa seus produtos e como poderia fazer um orçamento com você.