quinta-feira, 21 de abril de 2011

Abaixo o ovo de Páscoa

Chocolate é uma das maravilhas do mundo, não há dúvidas. Mas eu me recuso a pagar os preços que cobram pelos ovinhos na época da Páscoa. Alguém aí concorda que é um abuso pagar até R$ 60,00 no quilo de chocolate nem sempre tão bom???
Quase sempre, aqui em casa, passamos sem este item de consumo que ofusca a festa da ressurreição, a verdadeira Páscoa, a que significa transformação, que significa ‘passagem’ de uma vida velha, de pecados, para uma vida nova, de perdão ofertado por Cristo.
Mas com crianças é difícil fugir. Todo mundo come, elas também querem. Eu poderia até fazer, mas não sobra tempo para me dedicar, primeiro a aprender, depois a fazê-los. (Será que vc percebeu que não posto há um mês???? Sim, falta tempo). Então, fui ao mercado, comprei três tabletes de cento e poucas gramas para cada um e fim. Não me venham falar de ovos e coelhos....

Aliás, a Casa da Ana está um relaxo, virou meu dormitório. A Lena apareceu no post anterior e riu de mim: “tá tomando banho de balde há um monte de semanas?”, perguntou..... Colega, respondi, nem no banheiro direito.... kkkkkkkkkkkk. Mas para não parecer que a vaca foi pro brejo, umas ceninhas domésticas.



































Por isso, este post, mais do que pregar contra o ovo caro e consumista, demonstra que ando trabalhando muito para gastar mais e gastando mais pra trabalhar... Cuma??? A equação é simples: trabalho mais, ganho um pouco mais e gasto muito mais. É assim como vc e com todo mundo, né não???
Os meus gastos no mercado e no posto de combustível estão assustadores. Rodo a trabalho, marido roda a trabalho e como paitorista (anos atrás mãetorista era eu, agora depende tudo dele porque mamãe tem que trabalhar). E lá se vão reais.
Já na alimentação, a falta de ir para a cozinha custa muito. Sem horário, às vezes, sem pique, outras vezes, nada de ovo caseiro de chocolate, quase nada de pratos caseiros. Uma lástima, porque o sabor nem sempre é dos melhores e fica aquele vazio porque brincar de casinha é bom, é um carinho a mais para com sua família. E não combato em nada o consumismo, o excesso de embalagens e calorias....
Neste fim de semana, feriadão, olha o que nos restou: as barrinhas de choco, quindim, pudim de leite e sonho da padaria. Pizza do supermercado e frutas para contrabalançar.











































Pra muita gente pode ser bobeira, mas um rango caseiro é tudo de bom. São lembranças que ficam, são sabores que marcam, são momentos que fazem diferença. Como neste dois pratos com farinha, herança caipira da minha família sul-mato-grossense+mineira+baiana. Farofa doce de ovos e leite com farinha de mandioca de biju (sucrilhos de pobre,a gente fala). Pra muita gente pode ser bobeira, mas um rango caseiro é tudo de bom. São lembranças que ficam, são sabores que marcam, são momentos que fazem diferença. Como neste dois pratos com farinha, herança caipira da minha família sul-mato-grossense+mineira+baiana. Farofa doce de ovos e leite com farinha de mandioca de biju (sucrilhos de pobre,a gente fala).



















Preparos possíveis num raro momento, depois do nosso banho de balde, no mês passado.



Eu e meu braço na canequinha.



















Teodoro levando a coisa a sério

















E o Vinícus também




















A


campanha foi ótima. Meu chefe, presidente da Câmara de Vereadores, Nuna Viana, meu amigo de adolescência, entrou no pique e a Câmara aderiu: divulgamos o conceito em toda a mídia local, demos entrevistas, levamos panfletos para todas as escolas da cidade, jogamos na net no estado e divulgamos nas mídias sociais de ONGs ambientais. Passei dois dias mandando e-mails rsrsrss. E nos cadastramos como parte no evento oficial mundial pelo Dia da Água (22 de março). Fizemos uma sessão especial, com palestra, apresentações e vídeo para propagar o consumo consciente, ou seja, o uso racional da água. E o vereador ainda apresentou dois projetos de lei, aprovados: um Cria a Frente Parlamentar em Defesa da Água na nossa cidade, Três Lagoas, e outro cria a Semana Municipal da Água, que vai valer daqui pra frente. Foi muito bom.... agindo local, sabemos que influenciaremos globalmente. Ano que vem, em janeiro vou começar a correr atrás da nossa semana da água. Meu sonho é que vire uma campanha mundial, como o Dia do Planeta, ao qual também aderimos. Posso não combater o ovo de Páscoa, mas podemos conscientizar sobre o uso da água.





Amores, muito assunto. De tudo, quero voltar a cozinhar e fazer meus artesanatos. A Casa da Ana clama. A Ana mais ainda. Boa Páscoa pra vocês, com ou sem ovo, com ou sem bacalhau, com horas na cozinha ou na mesa do restaurante. O que vale, de tudo, é que seja Feliz. E que Jesus apareça para fazer uma boquinha ao seu lado. A última ceia, tão famosa, foi sua refeição de Páscoa junto aos discípulos (a Páscoa judaica, que ele comemorava, era a festa da saída do Egito, de libertação do povo). Convide-o, mesmo servindo um quindim fake, como o meu.













8 comentários:

Cintia Branco disse...

Ana,

que legal que o banho de caneca deu certo, por aqui ficou tudo parado, eu com pneumonia e filhote aloprando, não sobra mais tempo para nada. Adorei os doces, mas por aqui teremos ovos de Páscoa, absurdamente caros, mas... fico com dó do meu pequeno.
Grandes beijos e Feliz Páscoa

Andrea Guim disse...

Oi, Ana!
Vim te convidar para um sorteio relâmpago Dia das Mães no BlogArte em parceria com a loja Villa Pano.
Passa lá até 06/05 pra participar!!!
Beijins,
Andrea Guim

Lena disse...

Anaaaaaa, apareça p/ ver as coisas fofas que ando fazendo, preciso do seu olhar crítico, estou te esperando.
bjsss !!!
lena

Lena disse...

Aaaaaaaaaaana, kd vc, já faz 4 meses que vc esqueceu essas coisas em cima da mesa...
bjssssss,
lena

lena muniz disse...

Oi querida!
Estou numa Competição de blogs, são blogs do mundo todo e sou a única do Brasil! Eu queria muito que vc me ajudasse a divulgar isso, é uma oportunidade que veio pra mim e agarrei com tudo. São quatro lugares, estou em primeiro mas é acirrado o negócio...será que posso contar com vc e suas leitoras? Uns 30 votos vindo do seu blog me ajudariam a sair da zona de risco!!!!!
Tem o passo-a-passo no meu blog e ainda concorre a brindes!

www.omodernario.blogspot.com

obrigada,
Lena Muniz

Lena disse...

Aninha querida,como é que eu vou te esquecer, sinto falta dos seus comentários,dos seus textos, do seu bom humor.
Espero que as coisas estejam melhores por aí, conte c/ as minhas orações viu ??
Um bj e um abraço apertado !!
Lena

Sandra disse...

Oi Aninha, vc tá bem??
Nem sei se lembra de mim, vc tá tão sumida.
Passei pra te dar um abraço e pra saber como você e sua família estão.

Abraço.

Lena disse...

Oi Ana , estou passando p/ deixar um bj,e saber como estão as coisas. Mande notícias, lemattar@gmail.com

bjs!!