domingo, 11 de outubro de 2009

Reaproveitamento de disquete, caixa de suco e tabuinhas - um feriadão produtivo

Enquanto descansa, carrega pedra. E gosta disso. Tem louco pra tudo. Uns encaram drugs, outros ficam nos prosaicos artesanatos mesmo. Faço parte do segundo time. Porém, não nego que este negócio vicia.... Pior- ou melhor, sei lá-, é saber que vem de sangue. Vovó era inquieta, morreu aos 92, cuidando de tudo. Papai resolveu viver em um sítio e acorda para o trabalho antes de o sol nascer e se deita muito depois que ele se põe.
Logo abaixo, duas gerações. Ele, quando ainda não me tinha. Eu, quando ainda não tinha a filharada.
Porta-retratos de disquete
Os porta-retratos são feitos em disquetes - alguém lembra disso? Tenho uma caixa cheia e queria reaproveitar. Segue um PAP sem foto. Você precisa de um disquete, duas plaquinhas metálicas que vêm com eles, retalhos, fitas, botões e cola quente.
1. Retire a plaquinha metálica com cuidado para não abrir muito
2. Cole os materiais, deixando um ar de scrapbook

3. Recoloque a plaquinha na mesma posição em que ocupava, porém inverta-a para que a parte escrita fique pra trás.
4. Na parte de trás, como na foto menor abaixo, à direita, encaixe a outra plaquinha para formar o suporte para o disquete parar em pé. Na montagem, escrevi (no fotoshop), só para simular. Mas fica legal colocar um título pra identificar a cena, colocar a letra do nome etc...

Sou suspeita, mas gostei muito do resultado. Só com os tecidos e sem as plaquinhas, acho que vira um bom suporte porta-copos. E a brincadeira ainda serviu para nos repensar: duas almas inquietas que jogam para o trabalho todas as neuras... parece até vício, fazer o quê?

Porta-trecos, lapiseira de caixa de suco e EVA

Esta fofura acima foi a lembrancinha do Dia das Crianças da minha igreja, a igreja Peniel. Foram uns 3 dias para confeccionar 250 unidades, com caixa tetrapak de suco cortada ao meio e recoberta de EVA. Dentro, guloseimas para os pequenos. Foi uma delícia auxiliar neste projeto porque trabalhamos com as internas da casa de recuperação feminina da minha igreja, o Desafio Jovem Peniel. Foi uma das atividades de laborterapia, entre as muitas que fazem, quase todas com artesanato e reutilização, enquanto se livram dos vícios: bebidas e drogas.
Já este projeto é um quadro que vai para a sala. Usei uma tela destas de pintura, recoberta com um tecido viscolycra transparente em preto e estampado. Quando tem fundo branco, como no caso, fica mais claro, mas aqui em casa todos amaram o retalho que garimpei. O mesmo tecido vai recobrir uma luminária, que já está quase pronta também. Mostro depois.

Porta-chaves
E aqui porta-chaves. Comprei a madeirinha de MDF numa loja 1,99, assim como os vasinhos. No caso acima, R$ 3,19. Recobri com os tecidinhos fofos, fiz corações de feltro e a minha velha-amada-arroz de festa rosa de feltro, pintei os vasinhos com tinta acrílica, enfeitei com viés xadrez e estreei com minha chave combinandinha, com seu chaveiro de coração de quê? De feltro.

Este outro foi pra parede só pra foto porque já está embaladinho para seguir para os Correios, como lembrancinha para uma blogueira fofa. Aliás, estes são os que restaram porque alguns outros seguiram para a escola, sexta-feira, como lembranças para as professoras das crias. Estou trabalhando em novas versões, com resto de tábuas.

Artesanato gospel
Sacola de feira customizada

Há alguns anos, sonho em fazer trabalhos que sejam úteis e, ao mesmo tempo, preguem a palavra de Deus e evangelizem com mensagens de fé, salvação. O primeiro problema é que eu não fazia artesanato nenhum há um ano, drama resolvido depois que vocês e a internet mudaram minha vida !!!! (ouçam violinos tocando rsrsrs!!)
Quando vi a sacola de nylon, daquelas antigas sacolas de feira que aprendi com a Alcione (veja post abaixo) que podem ser customizadas, virando ecobags modernosas, paixonei pelas listras preto e branco. Só sabia que não ia fazer igual as delas, porque copiar demais em tenho até vergonha rsrs (afinal ela vende!!!)
Juntei o sonho antigo, a inspiração atual. Veja no que deu.Uma sacola 'outdoor móvel', como as camisetas são. Mensagem? O perdão. Uma pessoa prostrada aos pés de Jesus é por Ele levantada. Isso é o perdão em Jesus. Arrependimento e prostração, reconhecimento das culpas de nossa parte. E Ele, logo nos traz de volta, nos põe em pé, imediatamente. "Porém se eles não te condenaram, tampouco eu te condeno. Vá e não peques mais", diz Ele para Maria Madalena, após salvá-la do apedrejamento. Ele é mesmo maravilhoso.

Quadrinhos com tabuinhas rejeitadas, decoupage, pinturinhas

"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor (caridade em algumas traduções), estes três; mas a maior destas é o amor", diz o texto em Coríntios 13.13, concluindo um dos capítulos mais lindos do Novo Testamento, o que fala da suprema excelência do amor - não o amor sexual ou carnal, mas um amor derramado pelo Espírito Santo no coração dos que querem ter caráter semelhante ao de Cristo.
Então, com uma caneta permanente escrevi, fiz arabescos e pontilhados. Pintei (isso é força de expressão porque reboquei, sujei a tabuinha com tinta branca rsrsrs ) e fiz a decoupage com guardanapo. Atrás, para pendurar, colei ganchinhos de quadro. No quadrinho de baixo, a mesma técnica para o suporte e rosa e coração de feltro, com um galhinho seco do quintal. Para finalizar, mais amor, o amor de Jesus por você, por mim, por nós, pecadores, que nos lançamos em drugs ou em horas e horas de artesanato, sem pensar Nele, no sacrifício que fez por nós, na criatividade que nos dá, nos materiais que proporciona, nas mensagens que podemos oferecer.... enfim, eta raça difícil e ainda assim somos amados.
De tudo, só posso garantir, seja você viciado ou não; seja gente boa, gente melhorando ou gente ruim; seja artista, arteiro ou artesão, Jesus loves you!!! Tá dito! Bençãos sem medidas na vida de todos. Amém.

25 comentários:

Talma disse...

Amém querida!
Adorei suas artes e fica difícil dizer do que gostei mais....não tem como!
Adorei.
Bom feriado para vc e feliz dia das crianças para os seus bebês e para a criança que existe dentro de vc.
Bjs!!

Leila Rossi disse...

Que lindeza tudo isso Ana!
Parabéns pela criatividade. Estou bufando de raiva...essa semana joguei ao lixo uma caixa de sapato cheia desses disquetes. Pode?
Fiquei encantada com tudo, especilamente com os porta-retratos.
Amei.Uma ótima semana, e um feliz dia das crianças.É muito bom não deixarmos adormecer a criança que existe em nós.
Bej e levo voce comigo...

Eliene Vila Nova disse...

oi amiga,
nossa você tem o dom mesmo pra arte, adorei todas as ideias, me apaixonei pelos portas chaves, parabéns pelo dom divino.
você é o máximo mesmo.
beijos

Unknown disse...

Nooooossa Ana, quanta coisa linda e super legal as ideias de reciclagem.... adorei tudo e vou ver se faço algumas aqui em casa, pode?

Beijo e lindo restinho de feriadão pra vc ;)

Borbulhas Literárias disse...

Se eu não tivesse jogado disquetes fora eu faria porta copos.

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

Oi Ana

Lindos trabalhos e linda mensagem!!! Parabéns!!!

bjus e uma otima semana
ana maria

Borbulhas Literárias disse...

Nossa, ri alto aqui com essa do peixe chamado Pênis! HAHAHAHAHAHHAHA! Essas crianças...

=)))))))))))))

Unknown disse...

OI Ana, quanta criatividade. Adorei a idéia com os disketes. E vou te contar um segredo nada bonito, eu tinha um tanto destes disketes antigos lá em casa, infelizmente fiz um limpeza e joguei todos fora!! Mas eu não tinha idéia do que fazer com eles. Mas no meu serviço tem bastante disquete velho então vou aproveitar a dica. Beijocas

*Wlady disse...

Amém!!!
Ana, vc é demais! lindo post!
desejo a vc uma ótima semana, bjk.

Casulo dos Fios disse...

Vim retribuir a visita e o comentário e fiquei encantanda com seu blog, já virei fã... quanta criatividade e ideias geniais. Parabéns garota!
bjs

Ana disse...

Ana, adorei a sua visita! Vim retribuir e adorei o seu blog! Desculpe a demora em responder sobre a sua colcha de retalhos, é que não tenho tido muito tempo pra postar, comentar e responder. Quanto à sua idéia de misturar retalhos novos aos antigos, acho ótima! Já vi trabalhos lindos com retalhos de peças antigas que guardam lembranças (lençol de bebê, roupinhas, blusas, ou paninhos especiais) costurados a novos tecidos. Fica uma colcha maravilhosa e um grande álbum de recordações. Se quiser acrescentar à sua, além dos retalhos da vovó (tb tenho colchas que a minha fez e guardo com muito amor!)alguns importantes pra vc, ficará ótimo! E acho que o melhor mesmo é tentar costurar tudo à mãos, fica mais delicado. Tb preciso fazer isso com algumas de minhas peças feitas pela vovó, já estão desmanchando, coitadinhas! Espero ter ajudado. Um bjinho.

Bianca Alonso disse...

Tudo muito LINDO!!! Eu amei esses porta retratos de disquetes, que idéia bacana!!!! :)

FIque na Paz.
bjos

Ana B disse...

Fiquei perdida. Não consigo acessar o blog da Ana que postou comentário aqui, sobre a colcha de retalhos a partir do perfil deixado aqui.... e, claro, não fiquei com o link nem sei como cheguei lá no blog. Meu cérebro de galinha permite lembrar apenas que fui lá. Como não sei. Se alguém souber, me ajuda por favor. Beijão e brigadão.

Claudia disse...

Nossa, vc tá que tá, hein mulher? Quanta coisa linda, nem sei dizer do que gstei mais. Arrasou!

beijos

Claudia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Margaretss disse...

Que disposição heim?
reaproveitando tudo e deixando tudo lindo.
Amei o trequinho de tabua com florzinha e chaveirinho combinandinho... (rs)
beijocas

Ana Medeiros disse...

Produtivo meeeeeesmo. Assim como o pessoal ai da sua casa eu amei o estampado do tecido do quadro, lindo de viver!

Manu Demonti... disse...

Flor tem sorteio de Natal lá no Blog!
Passa lá!
Beijão
MAnu

Rafaela Fajardo disse...

Oi Ana,
Quanta coisa legal no seu blog!Uau!Vou passar um bom tempo aqui olhando as dicas!rs
Obrigada pela mensagem carinhosa!
Já estou bem melhor graças à Deus!
Beijos

Eliene Vila Nova disse...

Amiga
estou com saudades de você.
e sabe toda vez que venho te visitar fico namorando com a sua parede de tijolo aparente, né assim que fala?rsrs
saudades imensas
beijos

Susi disse...

Ana, so agora li no seu profile que voce è de Tres Lagoas,minha cidade natal,que bacana encontrar alguém dai.
bj
Susi

Ana Regiane Ivanski disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Regiane Ivanski disse...

Oi Ana Querida!
A ideia de usar uma colcha herdada de família é fantástica.Tudo tem seu valor sentimental.

Você continua mais criativa do que nunca.Adoro CDs forrados para fazer de porta copos.
Beijocas
Regiane

Ruby Fernandes disse...

Eu ameiii os porta chaves! super criativa você hein?
Bjo bjo florzita :)

Susi disse...

Entao Ana,sai de Tres Lagoas faz um tempao,e estou fora do Br outro tempao,sou seguidora do marido,por conta de trabalho estamos sempre com as trouxas nas costas.
Morava na rua paranaiba 126, ficou gravado no subcosciente.
bj
Susi