quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O blog faz um aninho hoje


Alguns passos na vida são definitivos. Certo dia, comecei a pesquisar, no Google, fotos de quartos cor-de-rosa, porque estava reformando e minha filhota queria dormir num ambiente super romântico e feminino, desejo típico de uma garata de 10 anos. Entre diversas fotos, parei no blog da Viviany, a dona house. Comecei a acompanhar, me apaixonei pela ideia, pela casa dela e pelo jeito espontâneo e carinhoso de se comunicar com um mundo que eu sabia existir, mas não me interessava em participar. Mas os passos definitivos surgem, muitas vezes, de atos descompromissados. Vi que dava para comentar, comentei. A vontade de fazer meu próprio blog nasceu. Chamei o colega de trabalho mais roqueiro e blogueiro que tenho e ele me ajudou em todos os passos 'informáticos' da coisa. Hoje faz um ano. Eba! Parabéns para nós.

No início, queria falar da reforma, das dificuldades, aventuras, ideias e soluções numa fase tão conturbada da vida. Escolhi o nome Ana B por ser Ana Barbosa, mas também porque colocaria para fora o meu lado B, aquele que poucos conhecem, o de uma mulher formada em jornalismo, pós-graduada em comunicação, ex-acadêmica de filosofia na USP, atuante em assessoria de imprensa na área política que, contudo, no fundo mais raso da alma tem o sonho de consumo em ser dona-de-casa.

Gosto de citar, com adaptações, a Adélia Prado: estudei filosofia pra escovar o pensamento, mas gosto mesmo das coisas cotidianas e prosaicas, da espiritualidade e da simplicidade do existir porque Platão, Aristóteles e todos os outros pensadores também tiveram suas vidas domésticas e, na minha, mando eu. É nela, junto com meus filhos, minha funcionária, meu marido, meu cachorro e peixes e meus draminhas rasteiros e existenciais,que eu sou de verdade. É neste lado B que habita meu ser. Ou, poderia dizer, é no lado B que eu sou A.

Neste ano de blog, nasci de novo. Ou revelei quem eu era e nem sabia. Vejamos. Sempre quis fazer artesanato, não tinha coragem - questão de pré-conceito mesmo, porque isso parece coisa de dona-de-casa e não da intelectual que um dia eu escolhi ser - agora já me arrisco e, melhor, mostro. A convivência com vocês me abriu os olhos para mim mesma. Vivi, Margaret, Izabel, Luana e Pucka (estas duas sumiram da net), Eliene, Regiane, recentemente Laély e Lilly e muitas outras foram, sem querer, construindo em mim auto-confiança para fazer e ser o que me interessa ser: uma profissional que concilia a vida familiar com prazer.

Queridas e queridos, pensei em duas mil possibilidades para comemorar a data, dei umas espiadas para ver quem foram as primeiras blogueiras a comentar por aqui e tals, mas ainda não cheguei a um veredito. Deve ser a mania de fazer festas somente no final de semana (rsrs). Ou motivo de cansaço mesmo! Só consegui mudar um pouco o visual da página, mas ainda farei ajustes.

Mas quero agradecer a todos que por aqui passaram, deixaram seu carinho, seu comentário atencioso, passaram a ser seguidores ou somente deram uma espiada. Tem sido muito bom compartilhar esta virada de lado, este novo trilhar de caminho com vocês. Continuo sendo cobrada para tomar decisões acertadas, ter ideias criativas e cheias de conhecimentos (afe!), para cumprir prazos, mas tudo tem sido muito mais cor-de-rosa, como o quarto que acabei montando para Joana, inspirada na Vivi, com pitacos das amigas que acabava de fazer na blogosfera. Obrigada, mesmo, pelo carinho!!!!

Mas vou contar uma coisa, pra encerrar e correr para pegar os meninos para ir ao futebol, já estou atrasada, como sempre: a menina do quarto rosa também anda meio mudada. Um ano é muito para quem tem a idade dela, é 10% da existência e a bichinha está mesmo mostrando o seu ladinho B: abriu um blog pra falar dos conflitos da pré-adolescência, pediu pra pintar o quarto de preto e branco, já trocou o edredon por um P&B e, ai, meu Deus, a vida segue seu curso. Ebénzer, até aqui o Senhor me ajudou, tenho convicção disso. E continuamos dando outros passos, mudando o lado do disco. Assim, talvez, não fure tão fácil! Bjão

21 comentários:

Paulinha - Reformando Nosso Apê disse...

Oie! Parabéééns!!! Adorei seu texto! Vc descreveu muito bem o que a blogosfera nos faz! Além das amizades, traz muito conhecimento, e o melhor: O auto-conhecimento!
Um beijão!
Paulinha
Reformando Nosso Apê

Unknown disse...

OI Ana, adorei a descrição de como o blog começou para você! Que bom que fiz parte desta transformação, mesmo que virtualmente! Parabéns para o blog e que venham muitos mais anos pela frente!

Realmente, 01 ano faz muita diferença na vida de nossas filhotas!Ainda mais para a sua, que está na pré-adolescência. Mas não se preocupe, o que foi rosa um dia volta a ser! São fases de auto afirmação e necessidade de ser " diferente" para ser eu. Depois passa... não passou para nós? Beijocas

Jaiane Lima disse...

Aeeee!!! Parabéns Aninha!!!! O mundo dos blogs muda mesmo nossa vida né?!!! Seu texto está ótimo!
SuperBjo! :)

Leila Rossi disse...

Parabéns pelo niver do lindo blog!
Que ele continue a ter sucesso sempre, para a sua e nossa alegria.
Bjs.

Casa RaSena disse...

olá, Ana!
o post de aniversário ficou lindo - adorei!
pois é, também comecei de forma parecida - logo o meu também fará aniversário!
muda nossas vidas - nossas formas de ver as coisas!
tenho acompanhado o que diz a sua "Jô" - ela é uma graça!
parabéns pelo aniversário do blog - parabéns a você
bjkinhas,

La Diva Louca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eliene Vila Nova disse...

Oi amiga linda
minha amiga lado a b e c, parabéns pelo niver do blog, fiquei feliz em saber que de alguma forma, mesmo com palavras, possa te incentivar para algo que é natural em você: talento.
tens o dom das palavras, tem o e a sensibilidade de um artista e a força de uma mulher que é mãe, dona de casa e profissional competente.
sabes o quanto te admiro e adoro as conversas que temos.
obrigada também pelas palavras num momento muito difícil, você foi a luz.
parabéns e que venham muitos anos de blog, muitas inspirações, muita arte,muita poesia...
e comecei meu blog também depois de me apaixonar pelo da Vivi a Dona house mais severino que conheço.
beijos no coração
te adoro

ミ★ є∂ι ★彡 disse...

Parabéns!!!!! Que venham muuuuitos outros anos.

Beijos ♥ Edi

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Ana

Adorei passar por aqui agora e assim te conhecer melhor!!!
Estou há 7 meses com o blog e a gente eprende muito por aqui.
FELICIDADES!!!

ana maria
jeito de casa

Amanda disse...

Ana, só suas palavras aqui hj já foram um grande presente para quem te acompanha! Bjs grandes e parabéns pelo bloguito!

Márcia disse...

Parabéns !! Que este blog só te traga alegrias por muitos e muitos anos !!!
beijim

Unknown disse...

Oi querida, adorei o post, me identifiquei muuuuito com ele, pois foi também fazendo pesquisas no google que acabei, também, conhecendo o Dona House, depois o Blog da Sutana, o da Leila, da Isabel, da Ruby... e assim fui me interessando por esse mundo maravilhoso que é a blogsfera.

Embora meu bloguinho tenha apenas 2 meses, me sinto exatamente como vc.

Parabéns pelo aniversário do blog e também pelas mudanças da sua filha quase adolescente, sei bem como é, pois tenho uma de quase 12!

Beijinho =)

Laura disse...

Parabéns pelo 1º. aniversário de seu blog. Sou uma visitante constante dos blogs alheios e posso garantir que essas visitas já operaram grandes mudanças em meu comportamento e na maneira de ver as coisas. Que vc continue nos presentear com os posts maravilhosos. Bjs.

Talma disse...

Querida, parabéns por esse ano!
Sabe, estava pensando cá com meus furos de celulite que são vários os blogs que fazem ou acabaram de fazer um aninho. Eu, vc, Janice, Margaret e mais algumas, das quais não recordo agora.
É bom isso, não é??
Parabéns querida e obrigada por ensinar tanto.
Bjs!

Claudia disse...

Parabéns pelo aniversário do blog. Gosto muito daqui.

beijos

lilly disse...

parabens p/a o seu blog.
apesar de tão novo já se tornou leitura imprescindivel pra quem tem bom gosto.
e vc é simpática, acessivel, simples, sem aquele frescura de "olha como sou isso e aquilo", sem auto promoção nem nada.
com seu jeito bem didatico vc mostra como algumas são faceis de fazer e até quem tem duas mãos esquerdas faz
bj
lilly

bia fá disse...

eu to aqui pensando acho q o meu jah tem um ano!?!?!?
ahah não sei!!
PARABENSSSSSSSSSSSSSSS!!
BJOSSSSS

Lena disse...

Nossa, será que ja faz 1 ano que ando por aqui te fazendo visitas, lendo e aprendendo muuuito com seus textos lindos,cheios de bom humor, ADORO !!!
Parabéns (super) Ana querida,um bjão!!!
lena

Susi disse...

Ana,parabéns pelo blog,sou duplamente fa.
Arrasou na prosa!!
Voltando a TL,quando eu morava ali na paranaiba em frente morava uma amiga minha que era bem mais jovem q eu ,da familia tabox nao sei se ja ouviu falar.Hoje ainda tenho uma grande amiga ai e que ja veio me visitar algumas vezes, Rosaria Catanante,vc conhece?
Susi
bj

Solange Fernandes disse...

Parabéns pelo aniver do blog! E obrigada pela visita e o recadinho no meu. Internet é bom por isso sempre vamos conhecendo gente interessante e talentosa sem ter que sair de casa, rsrs.Dei um passada por cima e adorei as suas coisas,mas depois venho com calma pra ver tudinho. Bjs e apareça

*Wlady disse...

oi Ana, minha querida!
Como sempre, arrasou no texto! Parabéns pelo aniversário do blog, ele é demais!
O novo visual está lindo!
bjk