Delícia de final de semana, das festas, de quase todo dia, o churrasco é um dos pratos mais apreciados aqui na minha terra, a terra do boi verde - criado de forma auto-sustentável, com rastreamento e tals - e da carne vermelha em abundância e com muita qualidade.
Uma coisa muito engraçada é paulista e gringo em churrasco por aqui. Ninguém acredita na fartura e na qualidade das carnes.
Mas como já disse outro dia, o diferencial do nosso churrasco é o acompanhamento, a mandioca e o molho à vinagrete.
Eu tenho convicção que são eles, os acompanhamentos, que fazem das nossas churrascadas algo inesquecível.
A peça de carne pode ser inteira ou fatiada. Os cortes prediletos são picanha, contra-filé, alcatra, cupim, capa de contra-filé, fraldinha, costela ou uma peça que se chama pacu da fraldinha, carne que é a vedete aqui em casa - preço de carne de segunda, sem nenhuma gordura, tão macia que pode ser utilizada para estrogonofe e bife, macio demais (ainda vou mostrar a peça e falar mais dela, em outra ocasião).
Há quem nem passe perto, mas confesso que uma mantinha de gordura deixa a carne mais saborosa. Ok. Caso não goste ou não possa, retire após assar
Churrasco
O preparo é simples. Salpique sal grosso e leve para a churrasqueira, quando o carvão estiver em brasa.
Aqui em casa temperamos um pouco mais, usando também alho cortado em fatias e esfregado na carne e suco de limão.
Antes de colocar na grelha, limpo os pedaços de alho, para evitar que queimem e amargem a carne.
Leve para a grelha. Uma dica é deixar assar muito bem de um lado, até ficar dourado, para somente depois que a carne estiver selada, virar para assar do outro lado. O suco da carne se mantém mais.
Mandioca
Descasque, corte em pedaços de 10cm e abra ao meio. Coloque para cozinhar em água com um pitada pequena de sal e outra de açúcar. Se quiser bem macia, acrescente um colher de margarina na água em que vai cozinhar. Na panela de pressão, após o início da pressão, cerca de mais 10 minutos são suficientes.
Teste para ver se está macia, escorra e sirva quente.
Esta mandioca fica maravilhosa também para um café da manhã ou café da tarde, servida quentinha, com margarina e café (como em Minas).
Caso sobre, pode ser frita em óleo bem quente, virar bolinho, purê, sopa.... não tem desperdício.
Vinagrete
4 a 5 tomates bem picados, com pele e semente, um cebola bem picada, salsinha e cebolinha a gosto, duas colheres de azeite ou óleo de soja, vinagre e sal a gosto. Misture tudo e deixe marinar por meia hora antes de servir. Junta água, que faz o caldo do molho.
Servindo
Coloque sua fatia de carne no prato, sua porção de mandioca e distribua o molho à vinagrete sobre a mandioca. E toque o cachorro de perto porque ele vai querer secar seu prato, até cair no chão para ele avançar.....
O negócio é comer junto. Um pedacinho de mandioca 'molhada' com o vinagrete, um pedacinho de carne, tudo junto, no garfo e na boca. Hummmm......
Acho que vou instituir a receita da semana. Caso concorde com a ideia, é só avisar que atendo todo mundo, aqui quem manda é você, o cliente... Beijos!!!