segunda-feira, 14 de março de 2011

Banho de balde por um dia - 2º ano - a campanha mais limpinha da internet

Dia 22 de março é o Dia Internacional da Água, portanto dia para refletir sobre um dos assuntos mais importantes para os seres humanos (pelo menos em termos de meio ambiente e sobrevivência da espécie, creio eu e dizem os cientistas!).

Tá certo, as indústrias consomem muito, os governos não se importam como deveriam, com a preservação dos rios, das áreas de mananciais e menos ainda com os lençóis e o poder econômico sempre vence a necessidade ecológica.
Porém, não é desculpa para eu ligar a mangueira e levar duas horas lavando o carro. Nem para eu me esbaldar por mais uma hora debaixo do chuveiro. Pelo menos penso assim e procuro agir assim.
Por isso, estou (por sugestão da amiga blogueira Cintia Branco, do SobreViver em Sinop e para aproveitar o dia de luta pela preservação do 'precioso líquido') encampando e convidando todo mundo para a campanha "Banho de Balde por Um Dia", segunda edição.
A primeira foi no dia 5 de junho de 2010, no Dia do Meio Ambiente (vou confessar: tava um frio!!! mas vários heróis e heroinas da resistência aderiram e aprovaram, confira)






Mas o que é isso?
Uma atitude muito simples. No dia 22, você, sua família e quem mais você conseguir envolver esquecem o chuveiro e trocam o banho pelo famoso banho de canequinha, ou banho tcheco, como dizem por aí, ou banho de balde, como eu chamo.

Mas pra que isso?

1. Para economizar um pouco, na verdade, muito. Tomo banho por 10 minutos, gasto 96 litros diários, 35.040 litros anuais, conforme cálculo feito neste link. (Corre lá pra calcular seu gasto!!! e assuste-se). No dia da campanha, o gasto é de 20 litros, uma economia de 78 litros. Na sua casa tem quatro pessoas com consumo igual ao meu? Serão mais de 300 litros economizados em um único dia.


2. Para que você tenha a chance de rever seus conceitos. Um banho de balde dá, sim, para um banho delicioso, relaxante, higiênico. (pode até lavar a cabeça). Bem possivelmente, como aconteceu comigo, seus banhos ficarão mais curtos depois desta experiência.


3. Para dar um senhor exemplo para a criançada ou para você mesmo se sentir bem, por estar fazendo parte de um movimento do bem.

4. Em caso de ter filhote bebê, tem um monte de especialistas e mães dizendo que é uma prática cheia de benefícios.


Então topas? Um dia só pra sentir como a gente gasta com força? Tá lançado o desafio: dia 22 de março, esqueça o chuveiro, encha seu baldinho, pegue um canequinho e tome seu banhão (mesmo que não salve o planeta, não custa tentar, né?)
Caso tenha resolvido aderir, publique no seu blog, twitter, facebook etc etc, e repasse a ideia para todo mundo participar.
Beijos, beijos, beijos

8 comentários:

sissi disse...

Eu não participo do banho de caneca mas eu reaproveito agua da lavagem de roupa, comprei essas lixeiras de 50 litros e ali despejo toda agua da máquina e utilizo para lavar o quintal, sempre tenho agua enquanto não uso fica ali fechada com a tampa e depois disso minha conta de agua diminuiu! um abraço essa sua iniciativa é 10 temos q cuidar da natureza! um abraço sissi

Unknown disse...

Ai que saudade da infância!!! Eu já tomei banho na bacia.... Hihi, um bj doce e apareca nas Abobrinhas
Roberta
www.docesabobrinhas.com

Lena disse...

Lá em casa a gente falava banho de caneca... acho que é td a msma coisa , o importante é td mundo entrar nessa.
bj grande !!
lena

Cissa Branco disse...

Ana,

Já divulguei no blog, e com certeza participaremos. Me diga o que você precisa e se tiver ao meu alcance farei com o maior prazer. Estou numa correria danada nesse período, mas vamos nos organizar e levar a frente.
Beijos

Tina disse...

Vou aderir a campanha...e tentar convencer a familia
Passei pra te desejar um feliz e abençoado final de semana
bjs
Tina (SONHAR E REALIZAR)

Magazine da Dê disse...

Oi Ana que saudade e como est[a bonito seu Blog...tudo novo, muito bom. Bem quer dizer que teremos novamente o banho de balde? Vamos que vamos cuidar da agua...beijos

Janaina Cruz disse...

Ana é interessantíssimo teu blog.

Gostei da conscientisação, das dicas, das cores, das fotografias...

Em fim, eu gostei de tudo!!! rs

Também tenho 3 filhos e um maridão, uma faculdade, um blog e correndo atrás de um emprego...

Salve nós mulheres do século XXI

Lena disse...

Menina, faz cinco semanas que vc ta tomando banho de balde,ta exagerando não acha não??
Querida, passei só p/ desejar p/ família td uma Feliz Páscoa, comprou ou fez os ovos ???
bjs!!!
lena