terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Toco chique




"É um resto de toco, é um pouco sozinho"? Não, quando há criatividade. O resto fica chique e acompanha produções em estilos arrojados, singelos, modernos, contemporâneos, rústicos.
Um toco, um tronco, um mundo de possibilidades, inclusive dentro de casa e em projetos urbanos, com pompas e honrarias, no lugar de destaque na sala, como no projeto de abertura, assinado por Fábio Galeazzo, mistura de rústico com sofisticado. Eu amo.
Aqui em casa, o toco ainda está fincado no chão. Tive que cortar a mangueira para estender a casa. Ou era ela, ou outra mangueira e um abacateiro do outro lado do lote. Optei pelo menor dano, mas chorei, o Vinícius e o Téo, então!!! Parecia velório. Para abafar os meus toquinhos simplinhos, eis algumas lindas idéias, usando tocos ou pranchas, uns mais naturais, outros mais trabalhados, todos amáveis, eu teria sem medo.



















































































Voltando aos meus tocos... Ainda tentei, tentei salvar a árvore. Ela ficar bem na porta de saída do quarto para o jardim, juntei fotos de árvores integradas à construção para convencer o mundo, mas só tinha parecer técnico contrário: os galhos se estendia acima do telhado, as frutas caíam em cima, enchia a calha de folhas, havia riscos de acidente e até de dengue, diziam. E a mangueira ainda começou a adoecer.
Veio agrônomo olhar, vieram os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente. Eu querendo preservar a mangueira e todos dando pitaco contrário. A pobre começou a definhar e não tive saída: motoserra. Mas não deixei tirar tudo. Sobrou a base de uma mesinha, que apóia o café da manhã, o lanchinho da tarde, o churras de domingo... Queria fazer algo mais sofisticado.... mas sou rústica e pobre, rsrsrs, Galeazzo nem sabe onde fica Três Lagoas, então, ficou assim mesmo. No detalhe, os inúmeros tocos que ainda aguardam um destino melhor, dentro de casa. Mas é lindo..... Madeira lembra coisas firmes, perenes, eternas.....
Deus é mesmo lindo e faz coisas lindas, através das nossas mãos né? Gostaram? Não procurei fotos, mas na última Casa Cor vi um monte de toco, toquinho, tocão usados como móveis. Têm sugestões do que faço com minha tocaiada estocada? Super beijos em todos e ótimos dias.
Para encerrar, até Tom Jobim, que emprestou a primeira frase tinha lá seu gosto por toco, Toquinho, tá certo, mas tinha. rsrssrsrsrsrs.

28 comentários:

Talma disse...

Ô dó da sua mangueira...pelo menos vc ficará com os tocos para poder fazer coisas úteis e bonitas para a sua família.
Beijocas e boa noite!!!

Mel ♪ ♪ disse...

É uma pena ter que se desfazer de uma árvore tão linda e ainda mais, frutífera, mas depois de causar riscos à casa e à família, não te mais jeito.

E agora, faça bom uso do que restou da mangueira. Essas mesas de apoio são lindas, pois elas tem o formato original do tronco, e por isso, tem um charme especial.

Beijocas

J disse...

Mãe, passei para dar um oi e dizer que estou morrrrrrrendo de saudade!!!
BjO

Ana Regiane Ivanski disse...

Oiiiii Ana
Lindo post!Adoro o tom natural da madeira e principalemente a preservacao da natureza.
A minha listinha de 2009 esta quase pronta.Sabe,comecei com coisas simples como ter mais gratidao com minha familia,criar em minha casa um clima mais aconchegante...
Tente menina!!Tenho certeza que seu coracao esta cheio de decisoes boas e positivas esperando para brotar...
Um grande beijo
Regiane

Ana Regiane Ivanski disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PERFUME disse...

Adorei seu blog. Vi os Cobogós lá atrás, achei engraçado porque estamos reformando nosso quintal e pensamos em fazer um...sem saber que tinha esse nome.
Denise
http://blog.aromademabiente.com.br

PERFUME disse...

Adorei seu blog. Vi os Cobogós lá atrás, achei engraçado porque estamos reformando nosso quintal e pensamos em fazer um...sem saber que tinha esse nome.
Denise
http://blog.aromademabiente.com.br

Isabela Kastrup disse...

Poxa, que pena da pobre mangueira!! Mas tirando esse fato triste, adorei esse post.Muito poético e inspirador. EU também queria uma mesinha de toco, como uma da foto. Fiquei apaixonada!!
Quanto ao comentário no blog, achei ótima a sua idéia, muito obrigada!! Sempre que quiser, sinta-se confortável para me enviar sugestões de pauta, rs.
Bjs

Edna Fadinha disse...

Oi Ana
Na minha mãe tem uns 3 tocos que usamos na área externa.Um deles minha irmã pediu pra cortar mais e virou um banquinho com encosto.Nós adoramos eles os outros 2 servem de mesinh as vezes.
Bjs

bia fá disse...

cada toquinho xike! amei!! bjos!!!

Má Leite disse...

Olá!!! Q cenarios mais aconchegantes.... ;) tanto os "tocos" quanto os halls...

adorei o recado q vc me deixou!!!! se não der pra organizar agora, não se preocupe, logo logo 2010 taí!! ;) hihihihi

Má Leite disse...

Ah,... vc viu?!?!?! achei q formam um parzinho perfeito!!! ;)

Boa noite!!

Margaretss disse...

perdeu a mangueira e ganhou um monte de toco...
tudo bem que toco nao da manga (aii...chega fiquei de agua na boca...nao do toco...da manga...)
mas se nao tinha remedio, antes os tocos neh?
faz base de mesa, faz banquinhos, coloca eles juntos em tamanhos diferentes com plantinhas...
se nao achar o que fazer com todos eles manda pra ca...rs...
beijos

Donna Fernanda disse...

Oi!
Adorei a visita!!!
Esses "tocos" são realmente um luxo!
Adorei!
Beijos!

Ypsilon Yvone disse...

A mangueira morreu mas deixou raízes neh! Encare como sobras da natureza e faça uso dos pedaços mais ou menos igual à sugestões q vc. encontrou por ai.
Podem virar bandejas, apoio para copos, enfeite de parede (tipo porta-chaves), podem acomodar vasinhos, servir de caminho...
Tenho certeza q vai arranjar soluções. Ah depois mostre aqui pra gente.
Adorei!

Lena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luana disse...

Que pena da mangueira mas agora e reutiliza-lá.
Adorei as imagens e as ideias.

Tem uns mimos p vc lá no meu bloguinho.

Bjinhos

Talma disse...

Oba, post de baú com história saindo do fornooooo...huummmm.
Mulher, o sabonete "do pombo" é o Dove...rssss...mas não vou fazer propaganda, né?
Aguardo o post.
Beijocas!

Uma mãe em apuros! disse...

cheguei aqui sem querer e tive várias idéias.. muito legal!
Bju

ANA LÚCIA disse...

Olá,
Vim conhecer o seu blog e gostei muito. Você tem senso de humor... Voltarei mais vezes. Visite o meu blog e será bem vinda. Com assuntos variados e artesanato. Confira!
Abçs,
Ana

Rose Oliveira disse...

Oi Ana, lembrei da mangueira enorme que meu pai tem perto da janela do seu quarto, não há quem o faça desistir dela, rss, ele é amante da natureza e minha mãe tá sempre buzinando no ouvido dele que quer tirar ela dali, rss. As vezes ele colhe as mangas da janela mesmo, com a ajuda daqueles colhedores com saquinhos na ponta...as idéias com os tocos de árvores são bárbaras, tenho certeza que Deus lhe dará inspirações maravilhosas...beijos.

Rita de Cassia disse...

Gente, quase chorei com saudade da mangueira.... se isso acontecesse lá em casa acho até que alguém ia nos denunciar ao Ibama. Mas vou te contar algo, um vizinho nosso tinha uma mesinha e quatro cadeiras todas feitas com tocos. Ficavam no terreno ao lado da casa. Achava lindo! Ficava imaginando a mesa com o café da manhã, flores ou um chá com as amigas. Mas.... eis que passando pela cerca que divide nossos territórios.... vejo uma das cadeiras, jogada, tapando um buraco da cerca. Horrível fim para a árvore de origem e pra todos os meus devaneios com a mesinha e suas cadeiras. Horrível né?! Mas, vou superar.
bjs

Isabela Kastrup disse...

Querida Ana, fico feliz por ter aprovado a minha criação. A opinião de vocês é muito muito importante para mim mesmo. Quanto ao preço, esse organizador grande custa R$ 20,00 dá para 15 calcinhas. O pequeno custa R$ 14,00 e dá para nove calcinhas. Estou providenciando um site para expor todos os produtos, assim que estiver pronto eu te passo o endereço. Obrigada pelo carinho de sempre!!
Um beijo carinhoso,
Isa

Isabela Kastrup disse...

Deixei um presentinho para você no meu blog, depois dá uma passadinha lá.
Bjs

Viviany disse...

Ana queriida , é verdade mais um lugarzinho pra eu enfeitar , hehehe ... Se não fosse o fato da minha fofinha ir embora , eu estaria mais feliz , snif...
Tô curiosa pra ver os seus achados nos 1,99 , obaaaa !!!
Bjuss*

Christine disse...

Ana, vc tem toda razão !
beijos

sylvanamarques disse...

Oi Ana é a primeira vez que venho ao seu blog...Achei por acaso e depois vi que vc tem pessoas em comum comigo adicionadas como suas visitas...
Li tudinho e gostei bastante, principalmente das suas fotos, são bem livres,aproveitando a alegria a natureza...Parabéns!!! Adorei a historia do chororo pela arvorezinha, é ótimo conseguirmos amar a seres vivos, assim como somo nós ,so que alguns seres diferentes...Me lembrou até o desenho da Pocahontas onde ela ensina ao portugues a respeitar aos animais, os rios, as flores, as arvores, tudo... pois estamos nesse grande ciclo da vida!!!
Um grande beijo
Sylvana Marques

Edna Fadinha disse...

Ana vi esse post com uma casa que tem uma árvore no meio e lebrei de vc,dá uma olhadinha lá.
Bjs
http://decoeuracao.blogspot.com/2009/01/casa-e-rvore.html