domingo, 28 de março de 2010

Domingo gastronômico: frango assado com batatas, pepino agridoce e pavê de côco queimado


Frango assado muito simples, porém muito gostoso.
Fui ao culto e o maridão deu o pontapé inicial para o rango de domingo.

Frango assado com batatas
1. Ele temperou cinco coxas e sobrecoxas separadas com sal, limão e alho.
2. Depois de uma hora marinando, levou para assar, regando com um fio de óleo.
3. Cheguei quase meio-dia e complementei o prato. Fervi cinco batatas cortadas em rodelas de cerca de um centímetro de espessura em água e sal.
4. Depois, cortei dois tomates ao meio e em meia-rodelas na mesma espessura das batatas. Fiz o mesmo com duas cebolas.
5. Em seguida, juntei tomates, cebolas e batatas fervidas (ainda quente) com um tiquinho de sal, 3 colheres de vinagre e azeite.
6. Acrescentei esta 'salada' acima na forma do frango e, com uma colher, reguei com o caldo do frango
7. Deixa assar, regando outras vezes com o caldo da ave, até tudo ficar corado e a cebola transparente. E corre pro abraço. Huuummm. Gosto mais desta guarnição com arrozinho branco, do que da própria carne.

Saladinha de pepino agridoce*
1. Cortei em rodelas bem finas dois pepinos japoneses com casca e tudo.
2. Acrescentei uma colherinha de sal e deixei por meia hora. Junta bastante água e deve ser escorrida.
3. Após escorrer, acrescente uma colher de açúcar e cinco colheres de vinagre branco.
4. Para dar um gostinho mais japonês ainda, coloquei raspas de gengibre.**
5. Eu não tinha, mas sementes de gergelim torradas são bastante apreciadas nesta salada, que acompanha outras carnes assadas ou churrasco e, meu preferido, peixe grelhado e arroz branco, com gengibre agridoce..... me segura.... é um dos pratos que mais amo
*Fiz esta saladinha para acrescentar um verde ao prato, porque comida sem verde, segundo o Vinícius é sem graça e parece quente demais..... e ele odeia, já que aqui continua caloooooor
** Um jeito legal de ralar gengibre e cebola e fazer raspas de limão é a seguinte: forre o ralo com um pedaço de plástico limpo. E rale por cima do plástico. Os dentes do ralo vão furar o plástico e ralar, mas as raspas ficarão sobre o plástico e não dentro do ralo. Assim, é só tirar o plástico com bastante cuidado, desprendendo dos dentes, e retirar as raspas com uma colher ou com as costas da faca. Não dá nenhum desperdício e o ralo ainda estará praticamente limpo. Aprendi com meu irmão. É super prático.

Prato servido com uma boa taça de vinho tinto ou um suco de uva.

Pavê de côco queimado
Para sobremesa ocorreu o seguinte. Assistiram I Carly esta semana e havia no episódio uma torta cremosa de côco e o Teodoro pediu isso a semana inteira. Até peguei umas receitas na net, mas não fiquei animada a fazer. Como sou a rainha da preguiça, minha sobremesa varia entre manjar, gelatina, doce de pão e pavê de chocolate com biscoito de maisena. Desta vez, inventei uma nova versão: pavê de côco queimado, com creme branco.

Creme branco:
1. Fervi meio litro de leite levemente adoçado com duas colheres de açúcar e uma colher rasa de margarina.
2. Dissolvi 4 colheres bem cheias de maisena em um pouco de leite
3. Acrescentei a maisena ao leite fervente, deixei engrossar (bem firme). Levei para esfriar um pouco.

Creme de côco
1. Queimei uma xícara de açúcar até derreter.
2. Tirei do fogo e acresceitei 50 gramas de côco ralado, uma caixinha de leite condensado e uma colher de margarina.
3. Cozinhei esta mistura um pouco, até começar a desprender do fundo da panela. O ponto é parecido com o do brigadeiro mole.
4. Tirei do fogo e acrescentei meia caixinha de creme de leite para quebrar o doce e amolecer

Montagem
1. Misturei o restante do creme de leite com meia xícara de leite.
2. Fui molhando os biscoitos nesta mistura e forrando uma forma.
3. Em seguida, espalhei creme de côco.
4. Fiz nova camada de biscoito e, em seguida, usei o creme branco.
5. Alternei camadas até terminar com creme branco.
6. O creme de côco restante foi diluído com leite de vaca para fazer o acabamento como uma calda rala sobre o pavê.
7. No total, usei meio quilo de biscoitos.
8. O pavê foi pra geladeira, afirmar e gelar.
9. Eis uma bomba calórica. Uma sobremesa BBBC - boa, bonita, barata e calórica.

Bem, segunda-feira de volta à ração humana.... já perdi três quilos, mas este final de semana foi um escorregão atrás do outro.... fazer o quê

4 comentários:

Lena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lena disse...

Uhm que almoço mais gostoso, adoro frango e esse tá com uma cara boa!!!
Ta convidada p/ vir p/ fazenda mas td tem um preço, vamos sair pegando td qto é cacareco p/ fazer decoupagem kkkkk afinal tenho que aproveitar a prof, sabe o que tem lá de montão, fiquei besta, vi outro dia uns 50 paletes empilhados esperando pela gente, uhuuuuuuuuu !!! Também quero que vc faça pavê p/ mim ta??
bjsss amiga querida!!
Boa noite!!
lena

Jura que os seus tbém assistem I Carly, puts!!

Claudia disse...

Menina, vc perdeu três quilos com a ração? Me conta como vc está fazendo? Preciso muuuito emagrecer.

Ah, apesar de precisar muuuito emagrecer anotei a receita do pavê, sabe como é, né?rss


beijos

CoisasdeMaria disse...

Hummm q almoço! Ainda não tinha tomado café, mas acho q esse prato abriu meu apetite...
Qt as unhas, fico feliz que tua filha tenha gostado. Eu ainda não testei mas me avisa qd sair o post para eu conferir.

Bjosss