sábado, 29 de novembro de 2008

Natal à brasileira





A maioria não sabe, mas quem é jornalista sabe. Como tudo no mundo, as pautas não são criadas, são meio copiadas, adaptadas, temporais, sazonais. Todo ano tem Dia Internacional da Mulher, então tem matéria a respeito, já perceberam, com certeza.
Então, recebi uma pauta sobre ceia de Natal, porém me encomendaram uma matéria que conte o porquê da ceia brasileira contar com tantos itens importados, calóricos e bem próprios para consumo no inverno. Um panetone, uma rabanada ou uma coxa de peru para quem adivinhar o motivo... A editora ainda quer dicas sobre uma ceia o mais tupiniquim possível.
De cara, pensei: feijoada, caipirinha, lombo assado, abacaxi e um doce em compota. Não, não vai dar. Fejuca em dezembro.... o restante até dá pra encarar, mas um feijão preto, mergulhado nas carnes suínas e fumegante não vai ser possível...
Comecei a pesquisar e encontrei algumas propostas. Antes de redigir este post ou a matéria, no entanto, olhei na minha despensa para ver o que eu poderia fazer, se a ceia fosse hoje e esta necessidade de abrasileirar a festa ocorresse agora, sem tempo de ir às compras ou planejar.
Ok, os armários estão meio vazios, a geladeira idem, ando com preguiça de ir às compras. Mas há alguma luz no fim do túnel, começando pela sobremesa, rsrsss: tem uma barra de goiabada, côco ralado, maisena e leite. Acho que dá um manjar de côco com calda de goibada! Nunca fiz, mas parece combinar. Azeitonas, cenoura, linguiça e farofa podem virar uma farofa, claro. Frango assado recheado com esta farofa (acrescentaria os miúdos) e um arrozinho com milho verde fresco, pimentões vermelhos e a salsinha e cebolinha do meu quintal. Se eu ficar maluquinha, tipo gourmet, inventando, uso as natas do leite (tenho este luxo na minha vida, leite in natura, do qual tiro nata pra fazer biscoitos!!!) para agregar este arroz, tipo um risoto a piemontese sul-matogrossense.
Também colheria hortelã no quintal para fazer um supersuco de abacaxi - não bebo refri, nem álcool, suco tem que ter.... Talvez um ponche para mim e para a meninada, com maçã, laranja, abacaxi, hortelã. Ah! Ia me esquecendo. Poderia retirar do meu quintal - ou do vizinho da frente - as mangas para a salada ou para uma mousse.
Hum, fuçando bem, tem um pacote de amendoim com cascas - meus filhos amam arrebentar a casquinha e sujar tudo com elas!, então compro, fazer o que!!!! Bom, vou decorar a mesa com os amendoins. Sei lá se isso é brasileiro, mas acho que sim. De tudo, foi a única coisa que fiz, um arranjo com o que tinha à mão, mas este arranjo vai ser degustado. Terei que comprar mais amendoim amanhã. E um chazinho de hortelã, porque gosto de deixar gelar e ir bebericando...
Então está combinado. Tenho que escrever - mesmo sendo sábado, porque o fechamento da revista tá apertado, trago serviço para casa - só faço o arranjo hoje. O restante, vou negociar com o pessoal aqui.
Como só terei espaço de 1 página para escrever, melhor deixar mais informações por aqui, no blog. Seguem, algumas coisitas das pesquisas, antes minha horta de fundo de quintal:


Manjericão, hortelã e erva cidreira da hortinha doméstica.
Atrás, boldo, para quem exagerar na ceia...kakakakaka

Cebolinhas fraquinhas e salsinha


Proposta do chef Laurent Suaudeau, para Veja, com ingredientes genuinamente nacionais
1. Sopa de Peixe - Anchova, tomate, cebola, alho, tomilho fresco, salsa fresca, vinho branco, sal e pimenta moída na hora.
2. Pernil de porco assado ao tamarindo - Pernil de porco, tomilho, alecrim fresco, cebola, alho, polpa de tamarindo, manteiga, óleo de girassol, sal e pimenta moída na hora.
3. Geléia de manga com creme de iogurte - Manga, açúcar, anis, pimenta-do-reino, canela, cravos, cardamomo, gelatina em folha incolor.
4. Pequenos brioches com frutas - Farinha de trigo, ovos, leite, fermento fresco, açúcar, manteiga, frutas cristalizadas.
5. Carolinas ao creme de limão - Farinha de trigo, manteiga, ovos, açúcar, sal, leite, limão-siciliano, fava de baunilha.
6. Semolina de alho-poró - Farinha de semolina, leite desnatado, queijo parmesão, azeite, cebola, sal e pimenta moída na hora.
7. Terrine de legumes Provençal - Pimentão vermelho, pimentão amarelo, abobrinha amarela, tomate, azeite, gelatina sem sabor, sal e pimenta moída na hora.
8. Trutas em escama de rabanete - Truta, rabanetes, gelatina sem sabor, manteiga, sal e pimenta moída na hora.
9. Abóbora recheada com camarões - Abóbora-moranga, camarões grandes, caldo de peixe, cebola, alho, azeite, sal e pimenta moída na hora. Mais informações, aqui

Proposta do Departamento de Nutrição e Metabologia da Sociedade Brasileira de Diabetes, com óbvia redução de ingredientes que podem fazer subir a taxa do tenebroso diabetes.
Entrada
1. Salada Verde – Alface, rúcula ou agrião, pepino e tomate. Temperar com sal e gotas de azeite extra-virgem ou azeite da sua preferência.
2. Maionese – Batata, maçã, petit pois. Usar iogurte natural para substituir a maionese tradicional, temperar a gosto com ervas (ex:orégano) ou misturar com atum conservado na água.
3. Salada de feijão fradinho ou grão de bico. Temperar com cebola e sal à gosto.
Prato principal
1. Peru assado (retirar a pele). Enfeitar com frutas naturais. Ex: abacaxi, rodelas de goiaba, cerejas, etc. (Grupo das carnes).
Acompanhamentos
1. Farofa com couve. Cortar a couve bem fininha e misturar a farofa simples no ato de sua preparação. (Grupo do arroz)
2. Arroz colorido. Misturar passas previamente lavadas, milho, nozes e cenoura. (Grupo do arroz)
Sobremesa
1. Gelatina Colorida
2 copos de leite condensado diet (sem açúcar)
1 vidro de leite de coco light (200ml)
1 pacote de gelatina sem sabor
3 sabores diferentes de gelatina diet
Modo de fazer: preparar as gelatinas com a metade da água indicada no pacote. Levar para endurecer. Partir a gelatina em cubos pequenos e coloca-las em uma travessa. Reservar.
Bater bem o leite condensado, a gelatina sem sabor, o leite de coco light, junto com dois copos de água no liquidificador. Despejar esta mistura sobre a gelatina colorida previamente picada e levar a geladeira.
Rendimento: 20 porções. Substituir 1 porção por 1 cota de fruta.
Peguei daqui

Proposta da revista Vida Simples, inclui mais do que ingredientes nacionais, atitudes sustentáveis, como comprar no bairro, cooperativas e priorizar produtos orgânicos.
"Além de valorizar os sabores e raízes de nosso país, usar ingredientes locais é a melhor forma de ter uma ceia de fim de ano mais solidária às pessoas e ao meio ambiente sem esquecer as tradições", dizem.
1. Galinha caipira com farofa de milho e couve
2. Arroz do sertão com castanha de baru
3. Salada de feijão-fradinho com tomate e leite de coco
4. Amendoim torrado
5. Fita de coco
6. Castanhas de baru, de caju e do Brasil
7. Banana-passa
8. Bolinho de mandioquinha
9. Licor Canjinjim, feito no Mato Grosso com pinga e especiarias
10. Torta de banana com castanha do Brasil
11. Limonada
12. Cafezinho
Mais detalhes, aqui e Feliz Natal, com uma ceia diferente. Se não for possível, abrasileirar, curta assim mesmo.

Um comentário:

Viviany disse...

Ai que delícia ... , todas são bem legais , mais eu fico com a da Revista Vida Simples ! Amo banana , e todos os ingredientes das receitas são show !!! Essa torta de banana , hummmm ...
Espero que tenha uma ótima semana !
Bjo grande *